Sociedade

Maior festival de folclore do Sul de Portugal está de volta a Faro

 
Arranca neste sábado, dia 19 de Agosto no Teatro das Figuras o maior festival de folclore do Sul.

 
O Folkfaro promete "inundar" a cidade de Faro e muitas outras localidades algarvias, com o colorido das músicas e danças do mundo, até 27 de Agosto.
 
Trata-se de uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio do Município de Faro e que vai já na sua 15ª edição. 
 
Estarão representadas as músicas, danças e trajes de povos de diferentes continentes, através de grupos provenientes de sete nações com mais de trezentos participantes.
 
“Povos, Culturas e Tradições!...” é precisamente o lema da edição de 2017. Os grupos participantes foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças do Folk Ensemble Madara (Shumen), Bulgária, Ensembles Murager e Inju Marzhan (Atyrau), Cazaquistão, Grupo Folklórico Costa Rica (Asserri), Costa Rica, Gruppo Gergent (Sicília), Itália, Ballet Folklórico de Orizaba (Orizaba), México, Ensemble Warszawianka (Varsóvia),Polónia.   
 
Para além dos grupos internacionais, também as tradições portuguesas estarão representadas por grupos folclóricos de diversas regiões, nomeadamente:Grupo Tradicional "Os Casaleiros" - Azambuja, Rancho Folclórico Rosas do Lena - Batalha, Grupo Folclórico de São Torcato - Guimarães, Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha (Loulé), Rancho Folclórico da C.P. da Conceição de Faro e Grupo Folclórico de Faro (organizador) – Adulto, Infantil e Cancioneiro.