Comportamentos

O mau humor nos homens de 50 anos

 
Há homens que mudam muito aos 50 anos, sendo que, as pessoas em seu redor se queixam de alterações no humor e uma constante irritabilidade.

Mas afinal o que se passa?
 
Segundo os entendidos nesta matéria, muitos homens apresentam tais alterações porque sofrem da síndrome da irritabilidade masculina, uma condição que combina depressão com ansiedade, irritabilidade, frustração ou cólera, situação que afeta muito a qualidade de vida do próprio e de quem vive em seu redor.
 
Vulgarmente associa-se o mau humor masculino à andropausa, mas não se aprofunda muito o tema, nem se trata, no entanto, os entendidos explicam que, com a idade, homens e mulheres não passam só por alterações físicas, mas também e, não menos importantes, as emocionais, sendo que, as hormonas assumem um papel de grande relevância.
 
O principal sintoma da síndrome da irritabilidade masculina é o mau feitio e as zangas por qualquer coisa. A depressão e os baixos níveis de autoconfiança também costumam fazer parte desta condição e podem representar um aumento do problema.
 
As mudanças hormonais podem provocar dificuldades de concentração, problemas em dormir e falta de energia para enfrentar cada desafio diário. O homem também pode ganhar peso ou apresentar menos desejo sexual. Todos estes sintomas afetam a forma como interage com a sua companheira ou com as pessoas que vivem à sua volta, mas o mau humor será um dos mais significativos e aquele que os demais vão detetar com mais facilidade.
 
Por trás das causas deste mau humor está a andropausa (menopausa masculina) que está associada a uma diminuição da testosterona, uma hormona natural associada ao estado físico, à energia e ao desejo sexual. São condições que influenciam a qualidade das relações pessoais, pelo que é importante agir e pedir ajuda atempadamente, pois a situação irá agravar-se em vez de se resolver, alertam os especialistas.
 
É de anotar que, quando não se pede ajuda, acaba-se por aumentar a situação, não só para si mesmo, como em relação aos outros. É comum que se digam coisas menos corretas, que se tomem decisões menos adequadas e que se implique muito com os outros, o que aumenta o estado depressivo e ansioso porque não se entende a razão pela qual os demais se queixam ou afastam. É esse mau humor que perturba a boa convivência e que dá lugar a muitos conflitos, sublinham os mesmos entendidos.
 
É natural que o homem comece a sentir-se muito mal consigo mesmo e que se aperceba que descarrega a sua irritabilidade sobre os outros, mas, na maior parte dos casos, não consegue controlar-se, daí ser fundamental pedir apoio adequado.
 
Nesta sequência, é imperioso assumir frontalmente a situação, reconhecer que se está a passar por um problema e que se precisa de ajuda, pois caso contrário, os sintomas vão-se acentuando, a depressão aumenta e não existe nem um diagnóstico nem um tratamento.
 
Assim, a melhor forma de apoiar um homem com esta síndrome é:
 
- Conversar calmamente com ele,, ouvi-lo e sugerir-lhe apoio médico;
 
- Explicar-lhe claramente que está com alterações de humor, que a convivência não é fácil, mas que há tratamento, é preciso é assumir que não se está bem;
 
- Sugerir que o homem pratique técnicas de relaxamento e que procure ter momentos positivos ao longo do dia também é uma ajuda valiosa.
 
-  Aconselhe-o a praticar algum tipo de atividade física que igualmente ajuda a descomprimir e a aliviar as tensões;
 
- É importante que o portador desta síndrome possa conversar abertamente sobre o que sente e que se sinta motivado para pedir apoio;
 
- Devem existir cuidados com a alimentação: evitar alimentos ricos em açúcar, reduzir ou suprimir o álcool e procurar consumir alimentos frescos, pois o bem-estar generalizado também auxilia no bom humor e na redução da ansiedade e da irritabilidade.
 
Por fim, é indicado o controle da testosterona, uma vez que, este dado pode permitir conhecer a situação hormonal e fornecer pistas sobre onde está a causa dessas mudanças de humor.
 
O mau humor dos homens devido à síndrome de irritabilidade masculina está diretamente relacionado com uma diminuição nos níveis de testosterona, pelo que, uma das principais opções de tratamento é a terapia de substituição de testosterona. As injeções regulares de uma versão sintética da hormona podem ajudar a restaurar a vitalidade e outras características afetadas pela diminuição dos níveis hormonais. Para tal, pedir ajuda médica é o primeiro passo a dar neste sentido.
 
Anote que, a família e os amigos são os melhores pilares para ajudar quem padece desta síndrome e os melhores meios para que se chegue a um tratamento.
 
Fátima Fernandes