Curiosidades

10 lições de vida que todos devem aprender

 
A vida é uma aprendizagem constante, uma nova oportunidade, um novo desafio onde o indivíduo passa por diversas aventuras, alegrias, tristezas, momentos de medo e de coragem. A melhor forma como lidamos com tudo isso permite-nos viver com mais qualidade e felicidade.

 
Reunimos 10 importantes lições de vida que todos vão aprender mais cedo ou mais tarde e, quanto melhor lidarem com isso, mais abertura, liberdade e felicidade vão sentir.                                             
 
1. Não se pode ter tudo o que se quer
 
Todos temos limites e ninguém consegue alcançar tudo o que gostaria.
 
Saber lidar com a rejeição e o fracasso talvez seja uma das lições mais difíceis para a maioria das pessoas, no entanto,  é a maior sabedoria que podemos adquirir para saber passar de uma situação para outra e manter viva a nossa capacidade de viver.
 
2. Devemos dar-nos uma segunda oportunidade
 
Nem sempre conseguimos ter a realização e o sucesso à primeira, pelo que o segredo é não desistir, tentar melhorar e tentar novamente. Quando acreditamos realmente numa coisa, devemos tentar até que tenhamos a certeza se vale ou não a pena continuar. Às vezes mudar de direção é mais inteligente, mas sem perder de vista o mesmo objetivo.
 
3. Ninguém consegue agradar toda a gente
 
Viver uma relação de obrigação só para agradar alguém, é um esforço que não compensa. Ninguém consegue agradar toda a gente e, quanto mais soubermos disso, mais felizes seremos. Acima de tudo, temos de nos sentir bem connosco próprios, com a nossa consciência, com os nossos valores e com quem amamos e nos ama também.
 
4. Cada um é responsável por aquilo que faz
 
Somos livres para falar e fazer o que quisermos, mas também somos obrigados a arcar com todas as consequências das nossas ações! Com esta postura perante a vida, deixamos de ter medo do que os outros pensam e concentramo-nos em fazer o melhor possível a nossa vida de forma responsável, adulta, madura e dando ênfase às nossas capacidades.
 
5. O dinheiro não soluciona todos os nossos problemas
 
O dinheiro pode proporcionar alguns momentos de alegria e garantir um nível estável de conforto para a sua vida… Mas, nunca conseguirá resolver os seus problemas mais profundos, como a perda de um ente querido ou a rejeição de um amor, por exemplo.
 
6. O tempo cura (quase) tudo
 
Nada como o tempo para curar as “feridas do coração” e fazer com que um novo e emocionante capítulo comece na sua vida!
 
O tempo cura o que a razão não consegue curar, por isso, não tenha pressa, viva um dia de cada vez, com planos futuros, mas construindo o presente cada vez melhor.
 
7. Ser respeitado é mais importante do que ser aceite
 
As pessoas podem não aceitar o modo de ser do outro, mas devem respeitá-lo e tratá-lo com dignidade.
 
8. Para sermos felizes, temos que nos aceitar como somos
 
O mundo não tem de nos aceitar. Nós é que temos de nos aceitar a nós próprios! É na diferença que está a sua riqueza pessoal, é lá que residem as suas qualidades e particularidades. Quem gosta de si, ótimo, quem não gosta, paciência!
 
9. A vida é uma “montanha-russa”
 
Existem momentos “mais altos”, onde imperam os dias de alegria e motivação, mas também existem períodos “mais baixos”, quando nos sentimos tristes e desmotivados…
 
A vida não segue uma linearidade, estamos em constante mutação, seja de sentimentos ou sensações. E quando se entende que esse é o “esquema da vida”, percebe-se que se deve aceitar e tirar partido de cada momento e aprender com as lições que daí podemos tirar.
 
10. Estamos sempre a aprender
 
Aprendemos ao longo da vida e, tal como um jovem pode saber mais do que um idoso sobre uma determinada matéria, também os mais novos gostam de aprender algo com os mais velhos. Temos é de nos manter ativos e interessantes. Se quisermos aprender, temos sempre essa porta aberta para o novo. Com o passar do tempo, até se aprende com mais facilidade do que na juventude, por isso, continue a apostar no saber que essa é uma excelente ferramenta de vida.
 
Fátima Fernandes