Sociedade

25 mil visitantes na Feira da Serra de S. Brás de Alportel

 
São Brás de Alportel acolheu milhares de visitantes que se deslocaram à Feira da Serra no último fim de semana.

 
Com uma edição dedicada ao Pão, foram muitas as surpresas e os momentos inesquecíveis vividos nos diversos pontos do recinto, onde não faltou artesanato, doçaria, música, demonstrações equestres e muita animação.
   
Todos os anos a Feira da Serra regressa durante três dias para dar a conhecer as tradições, costumes e revelar a identidade cultural do Algarve serrano, num evento que já conquistou um lugar de referência no panorama cultural da região. 
 
Este ano a experiência voltou-se a repetir para as mais de 25 mil pessoas que passaram pelo recinto na Escola EB 2, 3 Poeta Bernardo de Passos.
 
No Sítio do Pão os visitantes foram convidados a participar numa viagem que começava no campo, na apanha do trigo, e terminava na casa do forno, onde o pão era amassado e colocado no forno para cozer. 
 
Neste espaço, um dos 16 espaços do evento, foram realizadas demonstrações gastronómicas inspiradas no pão, o convidado de honra, e diversos ateliês e workshops dedicados aos mais pequenos, sobre a arte de amassar, a importância das sementes, e como moer milho ou trabalhar a lã. 
 
A pensar nos mais pequenos e em toda a família, a Feira da Serra reservou um espaço dedicado às crianças no Sítio dos Curiosos, com jogos tradicionais, insufláveis, pinturas faciais, manobras de cordas e até um mini campo de paintball, sem esquecer o Sítio dos Animais e o stand da Quinta do Peral. 
 
Momentos musicais, sessões de Zumba e Pump, demonstrações de dança contemporânea, Hip Hop, ou de defesa pessoal animaram as noites no palco sonoridades, enquanto complemento ao palco principal que ao longo dos três dias recebeu a banda algarvia Iris, o finalista do concurso Fator X, José Freitas e um dos ícones da música portuguesa, José Cid. 
 
Na 23.ª edição, a Feira da Serra recebeu ainda uma visita muito especial que surpreendeu os visitantes distribuindo uma mensagem em nome da floresta – o Mocho, a Mascote de Defesa das Florestas, que procurou sensibilizar o público para a importância de respeitar o meio ambiente e a serra e de prevenir a ocorrência de fogos florestais.