Sociedade

2700 utentes dos concelhos de Loulé e Albufeira ganham médico de família

 
A partir de amanhã dia 1 de julho, as Unidades de Saúde Familiar Lauroé e a USF Albufeira transitam do Modelo A para o Modelo B, na sequência do Despacho n.º 6580-A/2015 do Gabinete da Ministra de Estado e das Finanças e do Ministro da Saúde, que fixa o número máximo de Unidades de Saúde Familiar (USF) a constituir no ano de 2015 e determina o número máximo de USF que transitam do Modelo A para o Modelo B.

 
Segundo explica nota da ARS, a passagem para o Modelo B destas unidades vai permitir atribuir médico de família a cerca de 2700 utentes dos concelhos de Loulé (1500) e de Albufeira (1200).
 
A USF Lauroé, localizada no concelho de Loulé, é constituída por uma equipa de seis médicos, seis enfermeiros e cinco assistentes técnicos, abrange neste momento um total de 9900 utentes. A USF Albufeira, é composta por cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro assistentes técnicos, e abrange atualmente cerca de 8300 utentes.
 
De acordo com a Administração Central do Sistema de Saúde, o Modelo B «é o indicado para equipas com maior amadurecimento organizacional onde o trabalho em equipa de saúde familiar seja uma prática efetiva e que estejam dispostas a aceitar um nível de contratualização de patamares de desempenho mais exigente».
 
Neste momento encontram-se em atividade nove Unidades de Saúde Familiar na região do Algarve, cinco delas em Modelo B.