Curiosidades

3 fatores que facilitam a atração entre duas pessoas

 
Este é um domínio da Psicologia Social que, amplamente tem procurado explicar o fenómeno e, sobretudo simplificá-lo para que se torne mais acessível a todos.

Tendo por base os estudos tradicionais, as pessoas sentem-se atraídas uma pela outra devido essencialmente a três fatores:
 
1- Proximidade
 
Se o indivíduo mora num prédio ou condomínio, em pouco tempo terá mais oportunidade de conhecer pessoas e de fazer novos amigos. O mais provável, segundo os psicólogos, é que os que moram mais perto se tenham aproximado com mais facilidade entre si.
 
Segundo os especialistas, esta é uma das descobertas mais fortes na literatura sobre a atração entre as pessoas. Como podemos facilmente verificar, a proximidade leva ao desenvolvimento ao afeto.
 
2- Exposição simples
 
O simples facto de ocorrer uma exposição repetida de uma pessoa para outra pode ser suficiente para gerar atracão.
 
Neste ponto, é interessante saber que a exposição repetida a qualquer estímulo (seja uma pessoa, uma pintura, um registo ou o que quer que seja) quase sempre torna o estímulo mais agradável para o indivíduo. Tal acontece porque há um processo de familiarização com a pessoa ou com o objeto que nos aparece repetidamente e sobre o qual se podem desenvolver sentimentos positivos.
 
Estes sentimentos que geram familiaridade são, então, transferidos para o próprio estímulo. No entanto, existem exceções, uma vez que, quando as interações iniciais são extremamente negativas, a exposição repetida não tem grandes possibilidades de fazer uma pessoa nos agradar mais. Pelo contrário, quanto mais expostos a essa pessoa, mais ela nos desagradará.
 
3- Semelhança
 
Por muito que se diga que “os opostos se atraem”, na realidade, os cientistas chegaram à conclusão de que, o que mais permite a atracão entre duas pessoas são as suas semelhanças e pontos em comum, pelo que, pesa mais a expressão “são feitos um para o outro”.
 
Os psicólogos sociais chegaram a um claro veredito sobre qual dessas duas afirmações está correta.
 
O ser humano tende a amar aqueles que se parecem consigo. Descobrir que as atitudes, valores ou traços dos outros se parecem com os nossos favorece o surgimento do afeto. Além disso, quanto mais semelhantes a nós são, mais atraentes nos parecem.
 
Uma das razões pelas quais a similaridade aumenta a probabilidade de atração interpessoal é que assumimos que pessoas que têm atitudes semelhantes nos avaliarão positivamente. Devido a um forte efeito de reciprocidade do afeto, saber que alguém nos avalia de maneira positiva encoraja-nos a prestar-lhe mais atenção.
 
Definidos os três principais requisitos para se sentir mais atraído por alguém, vale a pena recordar a importância da presença física que tanto contrasta com o excesso de “amor virtual” que se pratica nos tempos atuais, no entanto, não deixa de ser curioso o facto de gostarmos de viver em proximidade com a pessoa amada, razão pela qual aderimos tão bem ao mundo tecnológico e instantâneo, pois mesmo à distância, parece que o ser amado está perto de nós.
 
O mesmo se passa com a importância das semelhanças entre as pessoas que tanto facilitam a entrega, a liberdade emocional e o encontro de ideias depois de tanto se ter defendido que os opostos se atraem. Esperamos que esta dica lhe seja útil e que tenha mais motivos para se sentir atraído por alguém!
 
Fátima Fernandes