Sociedade

31 de janeiro "cheira" a Chouriças de Querença

 
No próximo dia 31 de janeiro, a típica aldeia de Querença recebe a tradicional Festa das Chouriças, em honra de São Luís, protetor dos animais, naquele que é um dos principais eventos gastronómicos da região algarvia.

 
As celebrações arrancam no sábado, dia 30, com uma Noite de Fados na Casa do Povo de Querença, a partir das 21h00.
 
Trata-se de uma tradição secular e é a mais emblemática festa do género no interior algarvio, sendo também um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente gastronómica à religiosa.
 
No dia "grande" da festa, 31 de janeiro, a partir das 10h00, abre ao público uma exposição e venda de artesanato e produtos locais. Às 11h00, os visitantes poderão degustar chouriça assada e, às 13h00, terá início a Quermesse da Comissão de Festas.
 
A Eucaristia presidida pelo Padre Carlos Matos tem início às 14h30, seguindo-se a procissão pelas artérias da aldeia, o momento alto acontece às 16h00, com o leilão de chouriças e outras ofertas, no adro da Igreja.
 
A animação prossegue pela tarde dentro, com a atuação do Grupo de Janeiras de S. Sebastião pelas 17h00 e um baile na Casa do Povo de Querença, animado pelo acordeonista Ruben Filipe (19h00).