Curiosidades

5 segredos para ser uma pessoa emocionalmente equilibrada

 
Na posição dos especialistas, encontrar o equilíbrio emocional é uma tarefa que requer treino diário e capacidade para ir apreciando os resultados obtidos.

Em termos gerais, uma pessoa emocionalmente equilibrada consegue gerir convenientemente as suas emoções, pelo que reúne muita serenidade nos mais variados contextos de vida.
 
É de sublinhar que, qualquer pessoa pode alcançar este objetivo, basta que, para isso, siga estas 5 orientações:
 
1- Pensar antes de reagir
 
As pessoas emocionalmente equilibradas colocam-se “fora” da situação, como se lhe tirassem uma fotografia que as ajude a pensar antes de reagir. Analisam  a situação e só depois têm uma atitude. Com este compasso de espera, ganham tempo para reagir de forma mais ponderada e acertada. Estas pessoas evitam sentir-se mal após uma discussão pelo que, não reagem “com a cabeça quente” e, quando as emoções estão ao rubro, por isso, apresentam-se serenas e tranquilas. Quem pelo contrário, reage no calor de uma discussão, acaba por se sentir desconfortável com o que fez e o que disse.
 
2- Assumir e aceitar as emoções
 
As pessoas emocionalmente equilibradas desenvolveram a capacidade de aceitarem e assumirem as suas emoções nos mais variados contextos de vida, Quando passam por uma situação dolorosa como a morte de um ente querido, uma separação, a perda do emprego e daí por diante, olham bem para dentro de si mesmas e assumem a tristeza que sentem. É a partir dessa observação atenta que se tornam capazes de compreender o que realmente se está a passar. Aceitam a ansiedade, a dor e a tristeza inerentes ao que lhes aconteceu. Dessa forma, estas pessoas não se revoltam contra os outros e ainda menos consigo mesmas. Não fogem do que estão a sentir, não disfarçam ou escondem a dor. Ouvem as suas emoções e assumem-nas frontalmente.
 
3- Assumir o que nos acarreta dor e prazer
 
Tal como assumem a dor, as pessoas emocionalmente equilibradas também aceitam e reconhecem aquilo que lhes dá prazer. Por norma, elaboram uma lista com aquilo que lhes é positivo e prazeroso e reservam um espaço diário para cumprir algo que se encaixe nesse grupo. É dessa capacidade que resulta o equilíbrio, uma vez que, dão espaço à dor, mas também ao prazer.
 
4- Movimentar-se para “limpar” a mente
 
Está provado que o movimento nos ajuda a libertar tensões e pensamentos negativos. Seja através das tarefas do dia a dia, seja com a prática de exercício físico, é fundamental darmos essa oportunidade a nós próprios de nos libertamos daquilo que nos inquieta. Um passeio no parque ou num jardim, são também excelentes opções para cumprir este ponto essencial ao equilíbrio.
 
5- Praticar a gratidão
 
Através da prática da gratidão, seremos muito mais aptos a valorizar a vida, as pessoas e as situações, o que nos ajuda a que sejamos emocionalmente equilibrados. Segundo os especialistas, cada pessoa deve fazer um balanço do seu dia e tentar encontrar três aspetos positivos que lhe aconteceram, seja com os outros, consigo mesma, uma situação de aprendizagem, um momento especial e daí por diante. Com este cuidado diário, será muito mais fácil encontrar o nosso ponto de equilíbrio, uma vez que, esse será o contraste com as coisas menos positivas que nos ocorreram.
 
Por fim, registe a importância de cuidar do nosso bem-estar emocional e de tentarmos diariamente, estar tranquilos connosco próprios. Dessa forma, seremos muito mais produtivos, manteremos melhores relações com os outros, desfrutaremos de melhores momentos em família e seremos melhores pessoas dia após dia.
 
Fátima Fernandes