Comportamentos

6 dicas para alcançar o bem-estar físico e psicológico

 
É inequívoco que, o nosso bem-estar e satisfação pessoal é determinante para que tenhamos uma vida de qualidade. Para tal, é imperioso que saibamos que, algumas ações diárias são determinantes para que vivamos mais momentos de felicidade e satisfação pessoal.

Recorrendo à psicologia, listamos 6 dicas que podem fazer toda a diferença na sua vida, confira-as:
 
1 – Cuide do seu corpo
 
Neste primeiro ponto importa ter em atenção que, cuidar do corpo vai muito para além da prática regular de exercício físico, de uma alimentação saudável e de um estilo de vida igualmente bem enquadrado. Cuidar do corpo implica vermo-nos como um todo, manetrmo-nos ativos já que isso ajuda à libertação de hormónios que acarretam sensações positivas, evita a doença e aumenta a predisposição para enfrentar cada quotidiano.
 
Ao mesmo tempo, é preciso ter em conta que, para alcançar o bem-estar, é preciso manter o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito, daí a pertinência dos pontos seguintes.
 
2 – Cuide da sua mente
 
Existem várias formas de cuidar da nossa saúde mental, mas tudo varia de uma pessoa para a outra. Aprender a lidar com as emoções é fundamental, já que sentimentos mal resolvidos podem trazer problemas psicológicos a longo prazo.
 
É importante manter a mente ativa para que possamos controlar o que acontece na nossa vida, mas, muitas vezes, não conseguimos ter o controle de tudo e parece que ficamos sem rumo. Nesse momento, torna-se fundamental pedir ajuda e, a mais recomendada é a psicológica, uma vez que, as suas técnicas beneficiam o reencontro pessoal e a aprendizagem de novas ferramentas que nos podem auxiliar nesse encontro da qualidade de vida.
 
Também é importante que se mantenha interessado, curioso, com vontade de aprender algo novo diariamente, uma vez que isso o vai ajudar a mater-se ativo mentalmente. Neste ponto é também de evidenciar a importância do autoconhecimento e a procura de saber mais sobre o mundo que nos rodeia.
 
3 – Cuide do espírito
 
A dimensão espiritual também tem um papel relevante no nosso bem-estar, no entanto, é de reter que, cuidar bem do espírito nada tem a ver com religião. Ter um espírito saudável é conectar-se, entrar em paz com aquilo em que acredita e considera significativo e sagrado. A pessoa pode ligar-se à natureza, a uma divindade ou a qualquer outra crença. Registe que se trata de algo muito pessoal e que varia de pessoa para pessoa, sendo que o importante é que se ligue a essa dimensão que lhe faz sentido.
 
4 – Cerque-se de pessoas boas
 
Às vezes não nos apercebemos do quanto as pessoas que fazem parte da nossa vida influenciam a forma como nos sentimos, mas estamos todos ligados e as emoções são inevitáveis. Por essa razão, faz sentido que nos cerquemos de boas influências, de pessoas boas e que nos ajudem a afastar-nos da toxicidade. Um bom parceiro, uma vida familiar estável e sadia, um grupo de amigos positivo são bons exemplos de como nos podemos ligar favoravelmente àqueles que nos rodeiam e, por sua vez, libertarmo-nos de quem nos traz o oposto.
 
5 – Dê prioridade ao que o faz feliz
 
Em alguns momentos, pode parecer que estamos a viver em ‘piloto automático’ e a descurar aquilo que realmente é importante, por essa razão devemos proteger-nos dessa monotonia que só nos afasta daquilo que nos dá prazer e felicidade. Para tal, procure fazer algo novo ou simplesmente de forma diferente para sentir que a sua mente e criatividade estão ativas. Priorize aquilo que lhe dá prazer, energia e paz e, tanto quanto o possível evite aquilo que o desgasta e acarreta mau-estar.
 
Pense nas suas prioridades e evidencie-as. Nunca coloque a sua felicidade e momentos de bem-estar em segundo plano.
 
6 – Seja grato
 
Esta é possivelmente uma das formas mais eficientes de alcançar o bem-estar. Quando encaramos a vida com gratidão por todas as coisas boas que temos, tudo fica mais leve, mais fácil e a pessoa automaticamente percebe o quanto é privilegiada por tudo o que conquistou.
 
A forma mais fácil de exercitar a gratidão é pensar na sua vida em perspetiva que é como quem diz: se o seu trabalho o desagrada por algum motivo, pode sempre melhorar a forma como realiza alguma tarefa, procurar aprender mais e pensar que há muitas pessoas desempregadas e que dariam muito pelo seu posto de trabalho. Nos dias em que se aborrece com o seu cônjuge pense nos momentos de felicidade que já passarm juntos e nos muitos que ainda poderão passar. Estenda esta teoria a tudo na vida e verá que o seu quotidiano se torna muito mais facilitado, leve e feliz!
 
Fátima Fernandes