Comportamentos

7 dicas para construir a sua carreira sem stress

 
É inquestionável que existe uma forte relação entre o stress e o mundo profissional.

Certamente que, muitos de nós já nos questionamos se não seria mais fácil encontrar um conjunto de estratégias que nos auxiliem nessa tarefa para que se consiga conjugar melhor a vida pessoal com a carreira. Foi com esse intuito que o Psicologia Viva listou estas 7 dicas preciosas, confira-as e melhore a sua qualidade de vida!
 
1- Organize o seu tempo
 
Para evoluir na sua profissão com muito menos stress, é primordial a organização do tempo. Durante o expediente de trabalho, procure ter uma lista organizada de todas as tarefas que tem para cumprir ao longo do dia. Evite procrastinar e dedique o seu tempo também aos compromissos pessoais, sem misturar as duas coisas. Lembre-se que, uma agenda rigorosa irá permitir-lhe evitar falhas e andar menos stressado, pelo que deverá começar logo por cumprir os horários que definiu, pois essa é a base para que tenha tempo para tudo.
 
2- Aprimore o seu conhecimento
 
É comum ficarmos stressados com as dificuldades que sentimos ao executar determinadas tarefas. Para evitar isso, é fundamental que se suporte do conhecimento necessário para as desenvolver. Frequente formações específicas e cursos que o possam alicerçar da melhor maneira, já que assim se irá sentir muito mais seguro e confiante. Anote que, para o profissional que deseja progredir na sua carreira, o conhecimento não deve ser visto como algo trivial. É importante estar em renovação constante, procurando novas técnicas e atualizando os conceitos.
 
3- Não valorize coisas banais
 
O stress faz com que a pessoa acabe por valorizar problemas corriqueiros dentro do seu ambiente de trabalho. Tenha em mente que, uma discussão ou frustração que possa acontecer na empresa, jamais deverá ser levada para o lado pessoal. Ao mesmo tempo, tenha em conta que não deverá assumir responsabilidades que não lhe pertencem, muito menos preocupar-se com aquilo que não está ao seu alcance. Resolva aquilo que é da sua incumbência e procure ser o mais profissional possível, já que isso lhe dará muito mais autoconfiança e bem-estar.
 
4- Reconheça os seus limites
 
Na mesma sequência do ponto anterior, registe que, não adianta tentar abraçar o mundo e procurar a solução para todos os problemas. Para reduzir o stress, vale a pena lembrar que é natural não ter o controle de todas as situações diárias. Faça com que a sua equipa participe mais ativamente nas suas decisões e descentralize-as. Reconheça os seus próprios limites e sinta-se menos culpado em relação ao que não pode fazer. A orientação psicológica pode  ajudá-lo a conhecer-se mais e a lidar melhor com isso.
 
5- Afaste-se de pessoas negativas
 
No local de trabalho, é muito comum que as pessoas negativas transformem o ambiente em algo “pesado” e muito difícil de suportar. Dessa forma, torna-se muito delicada a realização de tarefas, já que as horas parecem não passar, é um ambiente chato e que exige o dobro do esforço, o que dá lugar a mais stress.
 
Afaste-se de boatos, fofocas, especulações e reclamações. Faça a sua parte como profissional e afaste-se da negatividade. Dessa forma, irá conseguir focar-se na sua carreira e libertar-se de muitas irritações.
 
6- Assuma responsabilidades e finalize-as
 
Todas as tarefas e responsabilidades que tiver devem ser finalizadas. Evite acumular trabalho e deixar para fazer mais tarde. Além de evitar a dor de cabeça de ser cobrado simultaneamente por mais de uma pessoa e ser rotulado de irresponsável, conseguirá manter uma rotina saudável no trabalho e a mente concentrada nas suas atividades.
 
7- Procure a ajuda de um profissional
 
Se sentir que o stress o está a impedir de progredir na sua carreira e, ao mesmo tempo, a prejudicar a sua vida pessoal, peça ajuda! Um bom psicólogo será um forte alicerce em todo este processo e, não é vergonha alguma pedir ajuda quando não estamos a conseguir sozinhos.
 
Lembre-se de que, a  ajuda psicológica faz com que passe a entender os seus sentimentos e possa agir na solução dos seus conflitos internos, que de uma forma ou de outra, interferem na sua rotina como profissional. Em caso de necessidade, não hesite em pedir esse apoio atempadamente, já que é importante compreender onde estão os pontos negativos para que melhor possa consolidar os aspetos positivos da sua vida.
 
Com estas dicas, terá muito mais motivação para trabalhar, mas também para investir mais no seu tempo livre, pois a vida pessoal equilibrada é a chave para o sucesso! Treine diariamente a sua prestação e vá exigindo resultados aos poucos. Ao mesmo tempo, aprenda algumas técnicas de relaxamento que o podem ajudar tanto ao longo do dia, como nas horas em que está fora do ambiente de trabalho.
 
Fátima Fernandes