Comportamentos

7 passos para recuperar o ânimo

 
Todos passamos por momentos mais delicados e podemos ter a tendência para cair no pessimismo e na auto desvalorização.

Tal pode acontecer após uma qualquer situação negativa, após um episódio traumático, uma depressão, entre outros, sendo que, para qualquer destes cenários, é importante não perder de vista a recuperação, o ânimo e o bem-estar diário que se deve cultivar e procurar. Para facilitar essa tarefa reunimos estas 7 dicas fornecidas por especialistas que podem ajudar:
 
1. Quando for invadido por um pensamento pessimista, procure perceber se se trata de uma crença negativa acerca de si próprio e lembre-se das experiências positivas que já viveu e das tarefas onde foi bem-sucedido.
 
2. Pratique uma atividade física de que goste. Dança, pilates, yoga... O exercício estimula a produção de endorfinas, substâncias químicas que aumentam a sensação de bem-estar e diminuem a dor e o sofrimento.
 
3. Seja solidário. Está provado que a partilha e a generosidade também potenciam a produção das substâncias químicas associadas ao bem-estar (ocitocina e dopamina).
 
4. Faça atividades relaxantes, como o yoga ou a meditação. Qualquer atividade que promova o relaxamento ajuda a contrariar o humor depressivo.
 
5. Identifique as suas potencialidades e capacidades. Procure perceber como pode colocá-las a render, de forma a que estas lhe tragam um retorno valorativo.
 
6. Mantenha uma boa rede relacional. Partilhe e crie sentimentos de pertença em grupos que lhe façam sentido.
 
7. Não perca a capacidade de celebrar as pequenas vitórias. Aprenda a ver o copo meio vazio e não só o copo meio cheio.
 
Fátima Fernandes