Curiosidades

8 dicas para melhorar o seu desempenho cerebral

 
É amplamente conhecido que, com o passar da idade e com o estilo de vida, o nosso cérebro vai perdendo a memória e algumas capacidades cognitivas. Para minimizar este impacto negativo, a ciência reuniu algumas dicas que podem ajudar a retardar esse processo, as quais apresentaremos de seguida.

1- Praticar exercício físico. A prática diária de uma qualquer atividade física ajuda não só a retardar os efeitos do envelhecimento cerebral como também a promover o nascimento de novas células. Assim, se puder praticar um qualquer exercício e, melhor ainda, ao ar livre, estará a permitir que o seu cérebro aumente a sua flexibilidade e que ganhe mais saúde e um melhor desempenho.
 
2- Ouça música. Está provado que ouvir música envolve o funcionamento de todo o cérebro, pelo que, muitos estudos observam que, seja quem ouve, seja quem toca música, acaba por beneficiar e muito com essa prática diária. Para além de o poder fazer em casa ou no carro, também pode ir a um concerto do seu agrado e desfrutar de momentos agradáveis.
 
3- Ingira alimentos saudáveis.Ter um cuidado acrescido com a alimentação é um ponto a favor da sua saúde em geral, mas também cerebral. Opte pelo peixe, sementes, amêndoas, nozes, abacate sempre que possível e, diariamente não se esqueça de manter uma dieta saudável e equilibrada. Sempre que possível, não dispense uma companhia às refeições, pois para além de ser mais agradável porque pode conversar, está provado que a presença dos outros à refeição melhora a capacidade  de absorção dos alimentos garantindo mais saúde e bem-estar.
 
4- Durma bem. O cérebro precisa de momentos de descanso diários, por isso, dormir entre 7 e 9 horas por dia é um benefício para que o seu cérebro cumpra outras funções que não consegue executar quando está acordado.
 
5- Desafie-se diariamente. É importante ter a sensação de que está a aprender algo novo diariamente. Para isso é importante que realize algumas tarefas que lhe permitam estar em constante desafio como por exemplo, os jogos de tabuleiro, jogos online em que possa executá-los com outras pessoas, palavras cruzadas, aprender um idioma, tirar um curso, aprender arte e daí por diante são apenas algumas ideias que pode aplicar para melhorar o seu desempenho cerebral.
 
6- Desligue-se do mundo exterior. Para ter mais saúde cerebral e apresentar um melhor desempenho deverá aprender a desligar-se do mundo por alguns momentos para que o seu cérebro possa relaxar. Para tal, pode praticar técnicas específicas de relaxamento e meditação. No final de cada dia, reserve uns momentos para estar consigo mesmo, para ouvir uma boa música relaxante e para se conectar consigo próprio. O seu cérebro agradece e, aos poucos, verá melhorar o seu desempenho nas mais variadas tarefas.
 
7- Pratique o raciocínio em movimento. Neste ponto a ciência sugere que, ao mesmo tempo em que pratica uma qualquer atividade física a acompanhe com algo que o faça pensar como é o caso da dança, do teatro, da jardinagem, entre outras tarefas. Se puder praticá-los com outras pessoas, então encontrará o pleno do que se pretende, pois a presença dos outros abre caminho para que converse, discute assuntos e ganhe novas ideias para outras atividades, o que tornará o seu cérebro mais flexível e capaz de se adaptar a situações novas.
 
8- Acorde bem. Para além de dormir bem, é também fundamental que acorde bem. Para tal, durma num quarto escuro e acorde com a luz do sol. Se não lhe for possível, procure simular o mais possível esse enquadramento comprando um despertador com uma luz que vá acendendo gradualmente e permitindo que as suas pálpebras fechadas acordem com a luminosidade. Esta forma de despertar é determinante para que acorde melhor e com mais energia, o que irá melhorar a forma como viverá o seu dia.
 
Registadas as dicas só nos resta desejar que as coloque em prática já a partir de hoje, pois a sua saúde agradece e o seu cérebro ganhará mais vitalidade e um melhor desempenho.
 
Fátima Fernandes