Família

A importância de ensinar boas maneiras ao seu filho

 
A educação vem de casa e os pais precisam de recordar a importância disso. É no seio familiar que a criança aprende as boas maneiras, o respeito por si mesma e pelos outros. É também com os pais que, os mais novos percebem o valor de ser bem educado e aceite pela sociedade.

Apesar de parecer estar em desuso, a realidade mostra-nos que, a sociedade aceita muito melhor uma pessoa bem educada do que outra sem boas maneiras. Quando uma criança chega a um local público e diz “bom dia”, “por favor”, “obrigado” ou “perdão”, facilmente chama a atenção dos adultos que ali possam estar presentes.
 
Naturalmente que, quando os pais ensinam essas palavras aos filhos, sentem-se orgulhosos quando os mesmos as utilizam nas mais variadas situações e apreciam a recetividade da sociedade face a esse comportamento, o que também aumenta o respeito e a admiração pelos nossos filhos.
 
De acordo com os entendidos na área social, uma pessoa bem educada não só é muito mais aceite pela comunidade onde está inserida, como também tem muitas mais oportunidades de ser bem sucedida, pois facilmente chega aos órgãos de topo de uma organização, mais rapidamente chama a atenção num grupo e daí por diante.
 
Uma criança bem educada chama muito mais a atenção numa turma de alunos mal comportados, num grupo de pertença, num convívio ou num qualquer contexto social, o que traduz que os pais cada vez mais, devem apostar no ensino dessas palavras mágicas.
 
Ensine os seus filhos a cumprimentarem os outros com um educado “bom dia”, desperte-os para agradecer com um “obrigado” e não se esqueça de ensinar também o valor do “por favor” e do “desculpe”.
 
Ao utilizar estas expressões, a criança, o jovem e o adulto, também se vai sentir muito mais confiante precisamente porque sabe que é bem aceite pelos outros, o que também lhe abre muitas portas e cria oportunidades.
 
É sabido que os pais querem o melhor para os filhos e, nesse sentido, não se podem esquecer do valor do gesto e da palavra que representam a qualidade do seu comportamento. Anote ainda que, uma criança que trata bem os outros, naturalmente que também será bem tratada e respeitada, pelo que, é fundamental transmitir-lhe essa noção desde cedo para que a compreenda e utilize nas mais variadas situações.
 
Quando a criança se apercebe do valor da linguagem e como a mesma influencia a qualidade da sua relação com os outros, mais facilmente passará a utilizar as palavras certas nos momentos mais adequados. Os pais devem motivá-la, encorajá-la e despertá-la diariamente para essa realidade já que isso será um passo importante para que tenha mais sucesso na vida. É fundamental que a criança sinta prazer em ser bem educada, o que passa por uma construção e empenho diários.
 
Fátima Fernandes