siga-nos | seja fã
PUB
 

A leitura influencia a actividade cerebral

Imprimir Partilhar por email
21-01-2014 - 19:57
É sabido que, a leitura é um prazer; uma oportunidade de saber mais acerca do mundo e de questionar situações em nós mesmos.
 
É também inquestionável que, quem é amante da leitura, consegue desenvolver uma forma mais interessante de viver e de encarar as situações, sobretudo pela reflexão e pelo conhecimento adquirido na leitura das mensagens dos vários tipos de escrita, mas provavelmente ainda não se sabia os benefícios da leitura em termos cognitivos e na própria actividade cerebral.
 
Quem vem acrescentar este conhecimento mais alargado acerca da leitura, é um recente trabalho de investigação levado a cabo nos EUA e que merece ser anotado.
 
Para além do prazer de nos envolvermos na leitura de um bom livro, sabe-se agora que, esse acto promove um impacto na biologia do cérebro que perdura durante vários dias.
 
Segundo uma equipa de investigadores da Universidade de Emory, nos EUA, existem as alterações ao nível das ligações do cérebro durante os períodos de repouso que, depois de ler um romance, teimam em persistir.
 
De acordo com um dos principais responsáveis pelo estudo, “Há histórias que moldam as nossas vidas. Nalguns casos, essas vivências recebidas da leitura, ajudam as pessoas a definir a sua identidade”.
 
Para o neurocientista Gregory Berns, líder da investigação que teve por base o uso de imagens obtidas por ressonância magnética e começou por identificar os diferentes esquemas de actividade do cérebro durante os períodos de leitura, existem efeitos neurológicos consequentes da leitura de uma narrativa.
 
Tendo como amostra de estudo 21 estudantes universitários e o livro “Pompeia”, de Robert Harris, como exemplo experimental, os investigadores submeteram cada participante a exames ao cérebro, antes e depois da leitura. 
 
Os voluntários eram examinados pela manhã e incutidos de ler um excerto de várias páginas, todos os dias, à tarde. 
 
Depois de lida a obra completa, os estudantes foram submetidos a ressonâncias magnéticas durante mais cinco dias, para determinar, afinal, qual o verdadeiro impacto da história ao nível do seu cérebro. 
 
Os resultados deram conta do fortalecimento da conectividade cerebral na zona do córtex temporal esquerdo, associada à receptividade e aprendizagem das línguas. 
 
Também no sulco central do cérebro, onde se encontra o motor sensorial primário, se verificou uma actividade cerebral mais intensa. Esta zona é responsável pela representatividade de sensações ao nível do corpo.
 
“Demos conta de mudanças neurológicas associadas às sensações físicas e aos sistemas de movimento, o que sugere que a leitura de um romance pode, efectivamente, transportar-nos para dentro do corpo do protagonista”, refere Berns.
 
Com este trabalho científico compreende-se a tal “sensação” de felicidade que muitos descrevem após a leitura de um livro, pois essa capacidade de acreditar que se consegue, nem que por algum tempo, viver a experiência e as emoções de um personagem favorito, aumenta significativamente a qualidade dos sentimentos humanos.
 
Ao mesmo tempo, existe aprendizagem, reflexão, comparação e mudança na condição pessoal de cada um, pois como já se verificou neste trabalho, as transformações cerebrais perduram e permitem analisar a informação recebida e conferir-lhe um significado individual.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Baixa Inteligência Emocional afeta a qualidade das relações



-

Não se desculpe por dizer a verdade!



-

O que queremos, acontece!



-

Faça um teste à sua maturidade emocional



-

Descubra “o poder curativo” da praia



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

ver mais
 
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio