siga-nos | seja fã
PUB
 

A sua casa está realmente limpa? Faça o teste!

A sua casa está realmente limpa? Faça o teste!
Imprimir Partilhar por email
13-01-2017 - 10:36
É comum que as famílias se sintam confortáveis num ambiente limpo e desinfetado, mas nem sempre tal acontece, mesmo que se pense em todos os pormenores.
 
Uma casa limpa e arrumada é reflexo de alguns cuidados elementares, mas muito mais que se preocupar com o pó da mobília e do chão, a limpeza tem de ser alargada aos “pequenos detalhes” que facilmente passam despercebidos, mesmo às melhores “donas de casa.”
 
Para saber se está a realizar uma boa limpeza da casa assinale o que é importante…
 
Varrer ou aspirar ou chão?
Lavar os soalhos?
Limpar o pó dos móveis?
Manter a cozinha limpa?
Desinfetar bem as bancadas e sanitários?
Mudar a roupa da cama semanalmente?
 
Pois bem, todos estes pontos são elementares para os especialistas em limpeza que acrescentam a necessidade de olhar a casa em todos os detalhes.
 
Para os entendidos na matéria, as principais fontes de transmissão de vírus e bactérias são as superfícies mais tocadas na casa e que mais facilmente ficam esquecidas na limpeza e arrumação.
 
Todas as superfícies são focos de transmissão, incluindo as maçanetas das portas, a porta do frigorífico e todas as superfícies que parecem limpas ao olhar mas que são tocadas como armários e respetivos puxadores e tudo o que é tocado pelas mãos diariamente e que acaba por ficar “contaminado.”.
 
Segundo os especialistas, mais grave do que não aspirar a casa durante duas semanas ou não fazer a cama, é mesmo não desinfetar as maçanetas ou pegas das portas, a porta do frigorífico, os interruptores ou as superfícies da casa de banho.
 
Uma vez que podem transferir bactérias para as mãos dos membros de toda a família, que depois podem entrar no corpo mal comam com as mãos, esfreguem o nariz ou os olhos, e transmitir vírus e bactérias que podem acabar em doenças ou infeções.
 
O teclado do computador também é uma fonte de transmissão de vírus e bactérias, sobretudo porque a sujidade passa despercebida e não é comum lavar as mãos antes de o utilizar. O mesmo acontece com os comandos de televisores e ar condicionado e telefones móveis ou fixos que acabam por ser utilizados sem qualquer receio de sujidade.
 
A título de curiosidade e agora fora de casa, já pensou na quantidade de pessoas que empurra os carrinhos de compras do supermercado? E as maçanetas das portas nos locais públicos? Pois é, vale a pena lavar mais e melhor as mãos! Em casa, justifica-se uma passagem de um pano com detergente em tudo o que é tocado com maior ou menor frequência. Tudo pela saúde da sua família! 
 
Pode aproveitar para envolver toda a família nestas tarefas, pois além de aliviar o trabalho, proporciona uma tomada de consciência da necessidade de lavar as mãos antes de as levar ao rosto, enquanto que oferece uma atividade divertida até para as crianças que facilmente alcançam a maior parte desses locais.
 
Algarve Primeiro
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Baixa Inteligência Emocional afeta a qualidade das relações



-

Não se desculpe por dizer a verdade!



-

O que queremos, acontece!



-

Faça um teste à sua maturidade emocional



-

Descubra “o poder curativo” da praia



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

ver mais
 
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio