Sociedade

A22 “vai” ao parlamento na quinta-feira

 
A cobrança de portagens na via do Infante (A22) está longe de ser consensual.

 
Desde 2011, aquando o início da cobrança de portagens nas ex Scut que o tema tem sido levantado e alvo de contestações.
 
Na próxima quinta-feira, a cobrança de portagens na A22 ou Via do Infante, vai novamente ser discutida no parlamento, sendo que, as posições entre os partidos são divergentes.
 
O PCP, o BE e o PEV voltam a recomendar ao Governo a suspensão definitiva das portagens na ex-Scut
 
O PSD, por seu turno, reitera ao Governo a recomendação para que suspenda a cobrança de portagens na A22 até à conclusão das obras de requalificação da Estrada Nacional (EN) 125.
 
Na posição do CDS-PP, o Governo deve reverter "de imediato o aumento no custo das portagens da A22, mantendo o seu congelamento até que as obras de requalificação da EN125 estejam concluídas".
 
Recorde-se que em maio, o mesmo partido apresentou um diploma semelhante, mas que defendia a redução para metade do custo das portagens até estarem concluídas as obras na EN125.
 
O PS e o PAN são os únicos partidos com assento parlamentar que não apresentaram diplomas neste sentido, embora tenha sido aprovado em maio passado um projeto de resolução do PS para a redução do valor das portagens nas antigas Scut.
 
A cobrança de portagens na A22, começou em dezembro de 2011, sob a liderança do Governo PSD/CDS e, desde então que a medida tem sido alvo de fortes contestações, onde se incluem vozes de vários quadrantes políticos e empresários.
 
Algarve Primeiro