Sociedade

Abastecimento de água na região pode estar em risco por falta de manutenção em adutor

 
Um adutor de água que é considerado fundamental para garantir o abastecimento público à população do Algarve apresenta grandes fugas.

 
A notícia do "Correio da Manhã" diz que a situação é considerada grave, dado que a quantidade de água perdida tem vindo a aumentar ao longo do tempo. 
 
Em causa está o designado adutor Funcho-Malhão, que permite o transporte de água proveniente da barragem de Odelouca até à estação de tratamento de Alcantarilha.
 
A Águas do Algarve, empresa responsável pelo sistema multimunicipal, reconhece que o adutor "se reveste de grande importância", mas frisa que "tem sido unicamente utilizador desta infraestrutura", cuja manutenção é da responsabilidadeda Agência Portuguesa do Ambiente. 
 
O "CM" confirma no entanto, que o Governo em resposta a questões colocadas por duas deputadas do CDS, revelou que a Águas do Algarve, tem vindo reiteradamente a alertar a APA, e a tutela para "a gravidade da situação em que se encontra o adutor", devido, nomeadamente, à existência de "duas fugas de água significativas, que têm aumentado, com graves e inerentes riscos para a garantia do abastecimento público à região do Algarve". 
 
Sobre este assunto, o "CM", diz ainda estar em preparação um protocolo para que a gestão do adutor seja feita pela Águas do Algarve.