Sociedade

Abrem segunda-feira inscrições para monitores do programa Viver o Verão em Lagos

 
A Câmara Municipal de Lagos aprovou as normas de participação do programa de ocupação de tempos livres "Viver o Verão 2024", com vista a alcançar um universo de 820 participantes e apoiar, por esta via, as famílias durante a pausa letiva das férias de verão.

Explica nota divulgada que, o programa "Viver o Verão" consiste numa oferta de atividades lúdico-pedagógicas, promovidas de 8 de julho a 30 de agosto, e destina-se a crianças e jovens que terão uma participação diferenciada, com os mais velhos a desempenharem as funções de monitores ou de assistentes de monitores das crianças.
 
Iniciado em 2023, o "Viver o Verão + IN", destinado a crianças entre os 7 e os 16 anos com necessidades específicas que frequentam os agrupamentos de escolas de Lagos, será reeditado em versão ampliada, para que seja possível abranger em atividades lúdico-terapêuticas um total de 20 participantes. Para apoiá-los como monitores, o município pretende contar com a colaboração de estudantes de ensino superior da área da saúde que se inscrevam e ajudem a tornar o Viver o Verão um programa mais inclusivo.
 
Embora enquadrada no âmbito dos Serviços de Apoio à Família (SAF) da Educação Pré-escolar, a autarquia terá também a funcionar, entre 1 e 31 de agosto, o "Viver o Verão Pré", uma vertente que visa dar resposta às crianças que frequentam os SAF da rede pública do concelho e cujos familiares se encontram a trabalhar durante o mês de agosto.
 
Os prazos de inscrição, que têm início a 22 de abril para os jovens monitores, e todas as informações sobre as condições de participação podem ser consultados na página do programa Viver o Verão onde decorrerão as candidaturas.
 
Relativamente ao "Viver o Verão Pré" as inscrições serão efetuadas (de 29 de abril a 12 de maio) por candidatura online através da Plataforma SIGA ou junto das secretarias dos respetivos agrupamentos. Já as inscrições para o "Viver o Verão + IN" deverão ser formalizadas na sequência da articulação entre os agrupamentos escolares e o município.