Curiosidades

Afinal, faz bem beber água às refeições

 
Depois de muitos mitos e dúvidas em torno desta questão, uma nova teoria vem acrescentar a sabedoria existente.

 
Há quem diga que beber água à refeição “faz inchar o estômago”, que provoca dificuldades na digestão e daí por diante, mas a posição inovadora de um novo especialista vem contrapor estas ideias.
 
Roshini Rajapaksa, médico e professor de medicina na Universidade de Nova Iorque, explicou à Health que beber água ás refeições até é muito positivo.
 
Na verdade, como defende o médico, deve ter sempre um copo de água à mesa durante as refeições. “Beber água ajuda o seu estômago a digerir a comida, pelo que se pode afirmar que, a água ajuda na digestão e absorção dos nutrientes”.
 
De acordo com o mesmo especialista, beber água às refeições pode também ajudá-lo a prevenir a obstipação e a barriga inchada, mantendo o aparelho digestivo lubrificado.
 
Além disso, pode ajudá-lo a manter o peso porque a água dá-lhe a sensação de saciedade mais rapidamente e também o ajuda a fazer pausas enquanto está a comer, fazendo-o abrandar os sinais de fome.
 
Depois de tanta controvérsia em torno do precioso líquido, percebe-se que a água é mesmo essencial à vida e que deve acompanhar as refeições.
 
No caso dos refrigerantes, aí a questão ganha novos contornos, uma vez que, tal como a água facilita a absorção de nutrientes essenciais, as bebidas açucaradas são uma fonte de absorção de doce, pelo que se deve habituar as crianças desde cedo a ingerir água.
 
Fátima Fernandes