Comportamentos

Afinal, há benefícios em cometer erros. Saiba quais são

 
Na nossa cultura existe uma grande relutância em relação ao erro, a ponto de o escondermos e condenarmos como se o mesmo não existisse, mas na realidade, são as situações em que falhamos que nos permitem aceder a novos conhecimentos e experiências, razão pela qual é tão importante errar.

Para que não restem dúvidas sobre este assunto, a revista Melhor com Saúde listou os principais benefícios de cometer erros para que, a partir de hoje, se sinta muito mais confortável numa situação que antes considerava negativa:
 
1. Adquirir experiência
 
Alcançar a sabedoria depende do quanto erramos ao longo do nosso percurso. Na posição dos especialistas da mesma revista, as pessoas experientes alcançaram o conhecimento através dos erros que cometeram, isto porque, as falhas são um catalisador para aumentar a autoconfiança, pelo que, o ideal é aprender com a experiência para ser cada dia melhor.
 
2. Aprender a ter mais humildade
 
Um erro pode ser um professor para toda a vida. A falha não é útil apenas em termos de conhecimento académico ou de trabalho. A humildade surge quando as pessoas reconhecem os seus erros sem se sentirem humilhadas. Perder uma discussão implica aceitar humildemente que não somos mestres da razão e que não há nada de errado nisso.
 
3. Fortalecer a autocrítica positiva
 
Depois de cometer erros, ocorre um processo de introspeção em que somos  os nossos próprios juízes. Perante essa constatação, devemos ter cuidado com a forma como nos avaliamos. Pessoas com complexos de inferioridade tendem a rebaixar-se sempre que cometem um erro. Por outro lado, há quem faça uma autocrítica positiva, fazendo uma revisão do sucedido e encarando o erro como uma circunstância, e não como parte de nós, entendendo que, o mesmo pode ser corrigido sem arrependimentos maiores.
 
4. Melhorar a responsabilidade
 
Cometer erros e aprender com eles promove a responsabilidade. É lógico pensar que, quando aprendemos com os erros, fazemos um esforço para não cometê-los novamente. Nesse sentido, a responsabilidade pode ser connosco próprios, por exemplo, quando nos afastamos de relacionamentos tóxicos.
 
5. Enfrentar o medo
 
Algumas pessoas temem o erro a ponto de ficarem paralisadas. Ao enfrentarmos os nossos erros com humildade, o medo de cometê-los dissipa-se, pelo que não podemos temer algo que nos torna melhores pessoas e com muitos mais recursos para enfrentarmos a vida, as pessoas e as situações.
 
6. Aumentar a concentração
 
Aprender com o erro implica estar ciente de que precisamos de melhorar. Depois de cometer erros e corrigir o que é necessário, concentramo-nos mais em determinadas situações. Por exemplo, ao jogar uma partida de xadrez e perder, na próxima rodada tenderemos a estar mais focados.
 
Para finalizar tenha em mente que, os erros são uma constante na vida do ser humano e podem surgir nas mais variadas situações, até naquelas mais simples e rotineiras, por isso, devemos estar sempre em “modo de revisão” para enfrentar um novo desafio que, é como quem diz, um novo erro e uma nova solução!
 
Fátima Fernandes