Curiosidades
Afinal, que quantidade de água devemos beber diariamente?
As dúvidas são recorrentes, já que os esclarecimentos também não têm sido muitos. Há quem defenda que, no mínimo, se deve ingerir dois litros de água por dia, enquanto que, os mais modestos se ficam apenas por um litro.

 
Para ajudar a esclarecer, uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard explicou que, “cada pessoa tem as suas necessidades, pelo que é difícil recomendar uma quantidade diária para toda a gente.” 
 
Por detrás dessas necessidades está o estilo de vida e os problemas de saúde de cada pessoa.
 
Segundo os investigadores, a quantidade de água diária deve ter sempre em conta a hidratação do corpo, já que essa é a base para a saúde plena. Depois, devem ter sido em conta aspetos como o exercício físico que cada indivíduo pratica, a maior ou menor exposição ao calor e a retenção de líquidos, situações em que se deve reforçar o consumo de água.
 
O site da Universidade de Harvard esclarece que, “independentemente da estação do ano e da temperatura que se faz sentir, o consumo de água deve acontecer dia após dia e deve ir ao encontro do estilo de vida de cada um, sendo crucial entre as pessoas que fazem retenção de líquidos, têm problemas de saúde, tomam medicamentos diariamente ou praticam atividade física com bastante regularidade.”
 
Para os investigadores da Universidade de Harvard, “é muito difícil traçar uma meta,” mas acreditam que “entre quatro a seis copos de água por dia é o suficiente para o bom funcionamento do organismo e para uma saúde plena, pois esta é a quantidade que permite manter os níveis de hidratação adequados, melhorar a digestão, estabilizar os níveis de açúcar no sangue, nutrir os órgãos e os tecidos e prevenir a obstipação.”
 
Ainda assim, há casos em que esta quantidade deve ser reforçada: quando se tomam muitos medicamentos ou quando se treina de forma intensiva.
 
Embora a desidratação seja penosa para a saúde, há ainda que salientar que o consumo excessivo de água pode ser tão ou mais prejudicial que um consumo deficiente.
 
A água deve ser o líquido privilegiado para evitar a desidratação, sendo também aconselhável a sopa pelo seu poder nutritivo e por se tratar de um líquido e o chá sem adição de açúcar.
 
A ingestão de líquidos deve ocorrer ao longo do dia.
 
Fátima Fernandes