Sociedade

AGUEIROS: Autoridade Marítima reforça alerta sobre cuidados a ter

 
Apesar do calor intenso que se faz sentir durante o fim de semana, que convida a banhos na praia, a Autoridade Marítima relembra que ao longo de toda a costa verifica-se a existência de muitos agueiros, ou correntes fortes de retorno, que são correntes geradas perpendicularmente ao longo de toda a costa.

 
​​De acordo com a Autoridade Marítima, este fenómeno tem sido frequente nos últimos dias, devido também ao vento forte que tem afetado em especial toda a costa oeste.
 
Os agueiros podem ser identificados por uma “mancha” ou “língua” de água de cor acastanhada, em resultado da movimentação e da mistura da água do mar com a areia do fundo, e podem aparecer junto de molhes, afloramentos rochosos ou ao longo das praias (em intervalos regulares).
 
Estas correntes podem ser muito fortes, arrastando o banhista, desprevenido, para zonas afastadas e mais profundas da praia.
 
Os agueiros podem causar a morte por afogamento. O banhista deve sobretudo não entrar em pânico, nem tentar vencer a corrente, que não o puxará para baixo, aconselha aquela entidade.
 
Deve flutuar, acenar para pedir ajuda, e nadar lateralmente até deixar de se sentir o efeito da corrente. Depois, deve tentar sair calmamente da água num local afastado da corrente.​
 
Algarve Primeiro