Sociedade

Albufeira defende que a UAlg é garantia de futuro para as novas gerações

O Reitor da Universidade do Algarve visitou, no dia 15 de abril, Albufeira, um dos concelhos mais turísticos do Algarve. Para António Branco estas visitas são “uma ação de afirmação da abertura total da Universidade à região em que está implantada”.

 
António Branco iniciou os trabalhos reunindo, nos Paços do Concelho, com o Presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa, com o Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, e com o restante Executivo Municipal.
 
Carlos Silva e Sousa manifestou satisfação em relação a este périplo, afirmando que “ficámos honrados com esta visita. É de saudar esta iniciativa, porque a Universidade, ao se aproximar dos municípios e dos concelhos, está a dar um sinal de abertura ao Algarve e aos Algarvios”. 
 
A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira foi a primeira instituição a ser visitada pelo Reitor. A intervenção social foi o principal tema abordado e António Branco garante que “foram apresentados projetos e propostas de colaboração que pareceram não só interessantes, como exequíveis. Levamos já algumas ideias para dentro da Universidade, para vermos a possibilidade de organizar cursos conjuntos”. 
 
Durante a manhã, a equipa reitoral visitou, ainda, o Hospital Particular de Albufeira, onde, em reunião com o diretor geral do grupo HPP Algarve, Nuno Lourenço, e com a direção clínica, foram abordadas as parcerias existentes entre a UAlg e o HPP, e salientada a existência de um número elevado de profissionais de qualidade, formados na UAlg, que exercem funções naquele grupo hospitalar. 
 
De seguida, o Reitor foi recebido no Hotel Epic Sana, na Praia da Falésia, onde, mais uma vez, se deparou com um número elevado de profissionais que se formaram na Universidade do Algarve. Esta unidade hoteleira de luxo revela-se como uma mais-valia para o turismo de congressos e para o acolhimento de grandes eventos. 
 
A equipa visitou um dos concelhos mais turísticos do litoral algarvio e, segundo António Branco, a UAlg e a Câmara Municipal de Albufeira têm “falado sobre a possibilidade de colaborar na investigação focada na área do turismo”. 
 
Relativamente ao papel da UAlg na investigação na área do mar, o Reitor esclarece que “é um campo que é constantemente aprofundado pelos Centros de Investigação. 
 
Da parte da tarde, a equipa reitoral esteve no parque temático Zoomarine. Durante esta visita, António Branco salientou que o espaço “tem uma vertente turística, mas, também, uma vertente de investigação muito importante”.
 
O diretor de relações externas do Zoomarine e biólogo marinho formado pela UAlg, Hélio Vicente, afirma que esta visita é “curiosa, pois, para além de recebermos as instituições, recebemos também amigos. Cada vez que o representante máximo da Universidade nos visita, está a visitar parte da família, pois muitos dos colaboradores do Zoomarine são licenciados, e alguns até têm mestrado, pela Universidade do Algarve”. 
 
Hélio Vicente recordou que o primeiro protocolo de cooperação técnico-científica que o Zoomarine assinou, em Portugal, foi com a UAlg e acrescentou que o parque temático tem “aproveitado muito o conhecimento empírico da Universidade do Algarve e, muitas vezes, torna-se uma «montra» para esse conhecimento”.
 
Seguiu-se a visita à Adega do Cantor, cujo um dos sócios é o cantor britânico Cliff Richards. Esta propriedade foi construída com o intuito de produzir os vinhos Vida Nova e Onda Nova, a partir de três quintas, combinando as técnicas de produção tradicionais com as mais modernas e inovadoras. A equipa reitoral teve a oportunidade de conhecer esta produção vinícola de qualidade, que já tem uma grande taxa de exportação. 
 
Este périplo terminou no Futebol Clube de Ferreiras, que, desde a década de 60, aposta na formação desportiva de crianças e jovens, não esquecendo a vertente da intervenção social. 
 
António Branco mostra-se satisfeito com estas visitas e acredita que “os concelhos já perceberam que a intenção é muito genuína da nossa parte, que estamos realmente muito interessados em passar este dia com os responsáveis do concelho e conhecer aquilo que eles consideram que é mais importante em cada um deles”. 
 
Já Carlos Silva e Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, afirma que a UAlg “é o repositório da ciência, é ali que está a sabedoria”, acrescentando ainda que “teremos toda a abertura para que possamos cooperar. 
 
A Universidade tem um fator de educação, formação e ciência importantíssimo no Algarve. Se nós quisermos evoluir, e se quisermos preparar bem as gerações futuras, temos que investir fortemente na Universidade do Algarve”.
 
Recorde-se que António Branco elegeu como uma das finalidades estratégicas do seu mandato (2014-2017) estreitar ainda mais a relação da Universidade com a região, para que se possa estabelecer uma colaboração de grande proximidade e construir um espaço privilegiado de reflexão e de ação conjunta. Centrando-se no lema “UAlgarve é o nosso Campus”, o Reitor já visitou o concelho de Loulé, Lagoa, Castro Marim, São Brás de Alportel, Lagos, Alcoutim e Albufeira.