Sociedade

Albufeira:ACTA apresenta "As Cartas Ridículas do Senhor Fernando e os Suspiros Líricos da Menina Ofélia"

 
No próximo dia 4 de novembro, a partir das 10h30, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve leva à cena, no Auditório Municipal de Albufeira, a peça “As Cartas Ridículas do Senhor Fernando e os Suspiros Líricos da Menina Ofélia”.

 
Trata-se de uma dramatização com base em alguma correspondência trocada entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, a que são acrescentados outros textos, de Fernando Pessoa e também do próprio encenador.
 
A propósito da peça a ACTA refere “Toma-se como pressuposto dramatúrgico que o senhor Fernando sabe o que está a fazer enquanto a menina Ofélia é enredada no idílio inconsequente de uma paixão sem correspondência”. Salienta ainda que “a encenação não deixa de considerar o tratamento assertivo, um variado conjunto de sinais que visam a mais direta inteligibilidade do espetáculo, por forma a proporcionar ao público estudante instrumentos que promovam a satisfação do seu interesse e curiosidade – é, portanto, um espetáculo que além de objetivos artísticos visa também objetivos pedagógicos”.
 
O texto é criação própria, sobre cartas de Fernando Pessoa; a dramaturgia, adaptação e encenação são da responsabilidade de Paulo Moreira; Bruno Martins e Tânia da Silva são os intérpretes; a música é de Carlos Paredes; desenho e operação de luz de Octávio Oliveira, espaço cénico de Luís Vicente e a conceção cenográfica é de Tó Quintas.
 
Refira-se que o espetáculo tem a duração de 60 minutos, sem intervalo, e destina-se essencialmente aos alunos do ensino secundário. 
 
Os bilhetes custam 2€ e podem ser adquiridos no próprio dia, no local do espetáculo.