siga-nos | seja fã
PUB
 

Alexandra Cunha

Alexandra Cunha
Imprimir Partilhar por email
23-08-2013 - 17:01
Alexandra Cunha nasceu em Lourenço Marques (hoje Maputo), em 1962. É licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro, mestre em Gestão Costeira pela Universidade do Algarve e doutorada em “Forestry and Wildlife” pela Universidade de Auburn, nos Estados Unidos da América.
 
 
A sua paixão pelo mar, e atividade em conservação da natureza em geral, teve início na sua juventude, quando ainda estudante do liceu de Portimão, e manteve-se até ao presente, impulsionando a sua carreira profissional e de ambientalista. 
 
Tem coordenado muitos projetos de conservação marinha, como o Life Biomares que teve lugar no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, no estuário da Sado/Arrábida, e o FindKelp, que teve lugar em toda a costa portuguesa. 
 
Alexandra Cunha é investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve e presidente da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), ganhou o prémio Terre des Femmes, organizado pela Fundação Yves Rocher 
 
O Prémio Terre de Femmes destina-se a apoiar financeiramente ações exemplares desenvolvidas por mulheres que acrescentem valor para o ambiente, concebendo e implementando projetos específicos promotores da sustentabilidade. É organizado em 15 países, incluindo Portugal, homenageando as mulheres ecocidadãs na Europa. 
 
A candidatura apresentada por Alexandra Cunha teve por base o projeto Adote uma pradaria marinha que pretende alertar para o estado vulnerável destes habitats marinhos e contribuir para melhorar o seu estado de conservação na costa portuguesa. 
 
Este projeto foi financiado pelo Oceanário de Lisboa e está a ser desenvolvido no CCMAR. 
 
“Com o montante do prémio pretendo estender o projeto ADOTE e o trabalho de conservação aos países lusófonos, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Brasil, onde já estão estabelecidos contactos, inclusive para a edição de um livro sobre pradarias marinhas, que informe o público e as entidades gestoras da importância da proteção destes habitats naqueles países”, comentou a investigadora. 
 
(Actualização:09.02.12)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Je Suis Ilhéu/S.O.S Ria Formosa



-

Fénix Banda



-

Alexandra Barros



-

Adriano Pimpão



-

António Hamrol



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

ver mais
 
Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

ver mais
 
Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio