Sociedade

ALGAR inaugura nova exposição do Veículo de Educação Ambiental na Feira da Serra

 
A ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos SA, inaugura esta sexta-feira, na Feira da Serra de São Bás de Alportel, a nova exposição do Veículo de Educação Ambiental.

 
A exposição proporciona uma viagem ao mundo dos resíduos e tem como objetivo informar e sensibilizar para a sua problemática. 
 
Dá a conhecer os diversos processos de tratamento e valorização dos resíduos, bem como as boas práticas ambientais, alertando para a importância da reciclagem no contexto da promoção da utilização racional dos recursos naturais. 
 
Esta ação íntegra um requisito estratégico no âmbito da comunicação ambiental, indispensável para elevar os níveis de reciclagem em Portugal.
 
A viatura alia o ensino ao entretenimento, pois encontra-se equipada com jogos multimédia e ainda oferece a experiência de um filme 3D composto por uma animação sobre os principais aspetos da recolha, triagem e valorização dos RU (Resíduos Urbanos). 
 
É também neste evento que será conhecida a nova mascote da ALGAR o “Cool”. O Cool é um Colhereiro - ave típica do Algarve - e a escolha desta espécie para valorizar o trabalho da ALGAR deve-se ao facto de a mesma ser indicadora de boa qualidade ambiental, já que é muito sensível e não resiste à poluição, à contaminação do Ambiente e principalmente da água. 
 
O Veiculo de Educação Ambiental da ALGAR, poderá ser visitado na Feira da Serra de São Brás de Alportel entre as 19h00 e a 01h00 no Sítio dos Curiosos. Duas técnicas ambientais farão o acompanhamento necessário e respondem a todas as dúvidas colocadas pelos visitantes.
 
A ALGAR é responsável pelo transporte, receção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.