Sociedade

Algarve (ainda) com chuva, vento e forte agitação marítima

 
A semana começa com um prolongamento do estado do tempo do fim de semana.

 
Esta segunda-feira, o Algarve é a região do país onde se prevê maior precipitação, acompanhada de vento e ondulação fortes.
 
Chuva, vento forte e ondas entre os 5.5 e os 10 metros dão o mote para uma semana onde se alerta para os perigos inerentes a estas condições metereológicas.
 
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e a ilha da Madeira estão sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir os 9 a 10 metros.
 
Os distritos de Setúbal, Beja e Faro estão também sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada e vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, podendo atingir os 90 quilómetros por hora nas terras altas.
 
A chuva vai persistir pelo menos até amanhã, sendo que, o Algarve vai ser a região onde a probabilidade de precipitação forte é maior.
 
O IPMA alerta que, o aviso de precipitação está em vigor até terça-feira, altura em que se prevê uma melhoria do estado do tempo, com chuva mas mais fraca e menos frequente.
 
Quanto às temperaturas, não há variações muito significativas tanto hoje como amanhã (terça-feira), embora amanhã possam subir um pouco.
 
A tendência aponta para uma subida significativa mas para quarta e quinta-feira. Podemos ter novamente temperaturas mais típicas de final de verão, afirma o IPMA.
 
Para hoje, o distrito de Faro não deverá ultrapassar uma máxima de 19ºC.
 
Algarve Primeiro