Saúde

Algarve Biomedical Center inaugura em Loulé centro de simulação e formação cirúrgica

 
 
O Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve – Algarve Biomedical Center inaugura, esta quinta-feira, pelas 17h00, em Loulé, o Centro de Simulação e Formação Cirúrgica by ABC.

Em comunicado, o ABC explica que a nova valência, «visa o desenvolvimento de novos projetos de investigação translacional e clínica nos campos médico-cirúrgicos, bem como na área dos cuidados intensivos, com especial foco na neurociência, na oncologia, e na área cardiovascular».
 
A nova unidade de simulação possibilitará desenvolver técnicas inovadoras, através de cursos de simulação avançada e cirurgia experimental, utilizando modelos de alto desempenho e realidade virtual.
 
 
De acordo com o ABC, o novo centro dispõe de uma unidade de cirurgia experimental e de um teatro anatómico de última geração, comparável às unidades mais avançadas da Europa, «onde os profissionais poderão treinar as suas competências e desenvolver novas habilidades», lê-se no documento.
 
O Centro de Simulação e Formação Cirúrgica by ABC espera desenvolver, a partir deste ano, cursos de formação avançada através do quais os profissionais de saúde poderão aprofundar ou adquirir conhecimento em técnicas inovadoras, bem como desenvolver ou testar novas abordagens terapêuticas, equipamentos e dispositivos médicos em áreas emergentes de cirurgia e terapia intensiva.