Sociedade

Algarve com risco “Muito Alto” de exposição aos raios UV

 
As previsões “ditam” que a chuva não deverá chegar ao Algarve, pelo que, para esta terça-feira os cuidados devem ser redobrados no que se refere à exposição ao sol.

 
Com um risco “Muito Alto” de exposição aos raios ultravioleta, as autoridades recomendam o uso de chapéu, óculos de sol, t-shirt e o uso de protetor solar.
 
As crianças são o grupo mais vulnerável, pelo que os cuidados não devem ser descurados.
 
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera, esta terça-feira, onze regiões do país apresentam risco "Muito Alto" de exposição à radiação ultravioleta, enquanto outras 12 estão com níveis "Altos".
 
O IPMA referenciou Beja, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lisboa, Portalegre, Porto Santo, Santarém, Setúbal e Sines com risco "Muito Alto" enquanto Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Penhas Douradas, Porto, Sagres, Viseu, Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) apresentam risco "Alto" de exposição à radiação UV.
 
Em riso "Moderado" estão ainda as regiões de Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Bragança.
 
Para as regiões com níveis "Muito Alto" e "Alto", o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, "t-shirt", guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.
 
Os índices UV variam entre menor do que dois, em que o UV é "Baixo", quatro a cinco ("Moderado"), seis a sete ("Alto"), oito a dez ("Muito Alto") e superior a 11 ("Extremo").
 
A chuva está de regresso esta terça-feira no Norte e no Centro. O IPMA prevê para o continente céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas até ao início da manhã, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, passando a aguaceiros que diminuem de intensidade e frequência a partir da tarde.
 
A previsão aponta ainda para vento em geral fraco predominando de sudoeste, soprando moderado no litoral oeste e moderado a forte nas terras altas, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima.
 
Os termómetros em Lisboa vão variar entre 15 e 22 graus Celsius, no Porto entre 14 e 18, em Vila Real entre 11 e 19, em Bragança entre 09 e 19, em Viseu entre 10 e 17, na Guarda entre 11 e 15, em Coimbra entre 13 e 19, em Castelo Branco entre 13 e 21, em Santarém entre 13 e 23, em Évora entre 11 e 23, em Beja entre 12 e 23 e em Faro entre 16 e 23.
 
Um alerta ainda para quem sofre de alergias, já que os níveis dos poléns na atmosfera estão muito elevados no Algarve. No Norte e no Centro a previsão de chuva deverá diminuir essa intensidade.