Sociedade

Algarve em risco elevado de incêndio

 
As elevadas temperaturas previstas para o dia de hoje, colocam em alerta o distrito de Faro, sendo de destacar os concelhos mais a interior, devido ao elevado risco de incêndio.

 
O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade por nuvens altas, vento em geral fraco predominando de nordeste, soprando temporariamente de norte no litoral oeste e moderado nas terras altas, pequena descida da temperatura máxima no interior norte e centro e subida de temperatura no Algarve.
 
O Instituto Português do Mar e Atmosfera adianta ainda que, em Lisboa, Coimbra e Portalegre se prevê uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto e em Castelo Branco 28, Évora, Leiria e Funchal 31, Beja 32, Faro 34, Guarda 20, Braga 30, Bragança e Ponta Delgada 23, Viana do Castelo 27, Viseu 26, Angra do Heroísmo 22 e Santa Cruz das Flores 20.
 
O distrito de Faro, apresenta-se hoje em alerta elevado de incêndio devido à previsão de temperaturas elevadas para esta estação do ano.
 
O concelho de Monchique, distrito de Faro, apresenta hoje risco muito elevado de incêndio, enquanto outros cinco se encontram em risco elevado, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
 
De acordo com o IPMA, os concelhos de Loulé, Silves, Vila do Bispo, Aljezur e Odemira (Beja) apresentam hoje risco elevado de incêndio.
 
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.
 
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
 
Apesar das elevadas temperaturas que se fazem sentir, naturalmente que, o tempo não está convidativo a banhos de praia, já que a época balnear já terminou.