Sociedade

Algarve está em risco máximo de incêndio

 
O calor chegou em força ao Algarve, com um fim de semana quente e, onde existe risco máximo de incêndio.

 
As autoridades alertam para os cuidados redobrados com o fogo, sendo de assinalar que, os comportamentos habituais podem colocar locais em risco, como é o caso de fumar em locais de floresta ou mato.
 
O manuseamento de máquinas também exige cuidados adicionais em zonas de fácil ignição, sem esquecer fogareiros e outros equipamentos que facilmente podem conduzir a incêndios em locais vulneráveis.
 
O Instituto Português do Mar e Atmosfera alerta para o risco máximo de incêndio em 39 concelhos de sete distritos do país.
 
O IPMA alerta para o calor e condições de perigo em localidades dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Leiria, Portalegre e Faro.
 
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou também o distrito de Faro sob "aviso amarelo" até às 22:00 deste sábado devido à "persistência de valores elevados da temperatura".
 
O IPMA prevê para este sábado céu geralmente pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado, em especial nas regiões centro e sul onde há possibilidade de aguaceiros fracos.
 
O vento soprará em geral fraco, soprando moderado do quadrante norte no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde, com rajadas até 60 quilómetros/hora nas terras altas do Algarve.
 
Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima na região sul e subida da temperatura no Algarve.
 
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 27 graus Celsius em Lisboa, 23 no Porto e 35 em Faro.
 
Nunca é demais recordar que, com o tempo quente e seco, e a quantidade de pasto que existe em torno das estradas nacionais, basta uma beata acesa projetada de um caro para que se inicie um incêndio.