Economia

Algarve: Faro é o concelho mais bem posicionado na combinação Viver, Visitar e Investir - estudo

De acordo com o mais recente estudo da Bloom Consulting, o Algarve tem 5 municípios no top 10 da categoria Turismo. Faro é o mais bem posicionado na combinação Viver, Visitar e Investir, e Albufeira lidera no número de estadias.

 
Especializada no trabalho de “marcas-país”, um pouco por todo o mundo, a Bloom Consulting acaba de iniciar a sua atividade no mercado português. 
 
Com base neste know-how adquirido através da publicação do Bloom Consulting Country Brand Ranking, que analisa, anualmente, mais de 220 países, a consultora desenvolveu, pela primeira vez, o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, um projeto onde a eficácia de cada um dos 308 Municípios portugueses foi avaliada e classificada de acordo com a sua "performance" nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver). 
 
A nível nacional, o ranking colocou os municípios de Albufeira, Tavira, Lagos, Portimão e Faro no Top 10 de Visitar (Turismo). Albufeira lidera a tabela de estadias.
 
No panorama geral, Faro, destaca-se no ranking regional devido ao seu desempenho na área de Negócios (Investimento) e Viver (Talento). Mesmo ocupando a 5ª posição em Visitar (Turismo), constituindo mais uma porta de entrada da região do que um destino turístico de longa estada, a liderança farense na região mostra-se sólida.
 
No que toca à promoção externa, Faro domina a tabela nas três dimensões em análise, sendo o único ponto de interesse destacado na região para potenciais investidores estrangeiros. Albufeira, Portimão e Lagos assumem também lugares de destaque na pauta geral, seguindo-se Tavira e Loulé.
 
Os municípios do Algarve mostraram melhores resultados em Negócios (Investimento) e Visitar (Turismo) do que no parâmetro Viver (Talento), quando comparando estes resultados ao panorama nacional. 
 
O mesmo estudo revela que a região apresenta resultados simétricos nas três categorias, sem disparidades significativas.