Sociedade

Algarve: Fisco aperta cerco a casas de férias

 
Numa altura em que o Algarve está lotado de turistas, a Autoridade Tributária fiscaliza e avalia as condições em que as habitações são arrendadas.

 
Já vai sendo hábito nesta altura do ano e, é uma forma de recuperar impostos que, muitas vezes, escapam aos cofres do Estado.
 
Ainda durante este mês de Julho, a Autoridade Tributária irá desencadear várias ações relacionadas com este setor com vista, sobretudo, a detetar rendas sem recibo.
 
As Finanças vão manter-se no terreno, sabendo que, no mês de Agosto o Algarve está praticamente esgotado quer em hotéis, quer em apartamentos, do mais barato ao mais caro.
 
Em dois anos, o Fisco realizou 1.724 ações de inspeção ao alojamento local, que permitiram recuperar 20 milhões de euros em imposto, referentes a 247 milhões de euros de rendimentos que não estavam a ser declarados. O Ministério das Finanças alerta que, "Ainda no decurso do mês de julho, a Autoridade Tributária irá desencadear várias ações relacionadas com este setor".
 
Segundo o mesmo ministério, "no caso das sociedades, tem-se constatado que o tipo de fraude não frequente é a não declaração de operações, traduzida na omissão de proveitos e na não entrega do IVA liquidado ao hóspede".
 
Na mira das autoridades está também o alojamento local; muito em voga junto dos turistas nacionais e estrangeiros, cujos preços mais módicos se devem, em muitos casos, à fuga de impostos.