Sociedade

Algarve: saiba qual é o supermercado mais barato

 
O novo estudo revelado pela DECO dá conta dos locais onde se podem fazer compras mais baratas e alcançar uma poupança anual significativa.

 
Segundo a Associação de Defesa do Consumidor, no top dos distritos onde se gasta menos em supermercado está o Porto. Segue-se Faro, em que procurando o supermercado mais barato, o consumidor pode poupar entre 223 e 596 euros por ano, o distrito de Vila Real surge em 3º lugar e, na 4ª posição está Leiria.
 
No distrito de Faro, a possibilidade de poupança nas compras do supermercado é de menos 223 euros na fatura anual para compras de 150 euros por mês, e menos 596 euros anuais para quem gaste 400 euros em compras todos os meses.
 
Para chegar a estas conclusões, a DECO PROTESTE recolheu 86.491 preços em 483 lojas de todo o país, entre janeiro e abril de 2017, para um cabaz com 243 produtos dos mais vendidos em supermercado, nas diferentes categorias entre frescos, congelados, mercearia e produtos de higiene pessoal e do lar, incluindo marcas de fabricante (62%) e marcas próprias de gama média de cada uma das lojas (38%), seguindo as tendências de consumo em Portugal.
 
Diz a associação em comunicado que este estudo é ponderado com base nas despesas dos portugueses em supermercado, segundo as contas provisórias do INE relativas ao ano de 2015/16. Ou seja, em análise estiveram os produtos que chegam com mais frequência aos lares dos consumidores portugueses, segundo as estatísticas mais recentes.
 
Da mesma forma, e para definir o ranking das cadeias de supermercados mais baratas em Portugal, a DECO analisou aquelas que figuram em, pelo menos, 10 distritos na amostra considerada.
 
O estudo aponta que o Jumbo é o supermercado mais barato, seguindo-se o Continente.
 
O mesmo comunicado, clarifica que, “as duas cadeias praticam preçários muito aproximados ao longo das quatro estações, mas o Jumbo recuperou, por agora, o título de campeão dos preços baixos”.
 
A DECO PROTESTE na sua edição de Junho, assinala que, “apesar de não estar presente em todos os distritos do país, o Jumbo consegue quase sempre ser a cadeia mais barata naqueles onde tem portas abertas”.
 
O top 7 dos supermercados mais baratos inclui assim o Continente Modelo em 2º lugar e o Continente em 3º, seguidos pelo Lidl, Pingo Doce, Intermarché e Minipreço.
 
E porque “não há estudo algum que consiga apontar o supermercado mais barato para as compras de todas as famílias, até porque os cabazes que entram na casa de cada uma estão longe de serem iguais”, a DECO desenvolveu um comparador online no qual os consumidores podem encontrar a cadeia mais barata no seu distrito, nos 78 concelhos que serviram de amostra a este estudo. O comparador está disponível em www.deco.proteste.pt/supermercado.
 
Algarve Primeiro