Sociedade

Algarve (também) vai registar descida acentuada da temperatura

 
O frio vai acentuar-se nos próximos dias, sendo que, os termómetros vão descer até nove graus em alguns pontos do país.

 
Com menos frio, o Algarve também vai ser afetado pela massa de ar frio que vai percorrer a Península Ibérica.
 
O Instituto Português do Mar e Atmosfera dá conta de uma massa de ar continental mais fria e seca que vai provocar uma descida da temperatura mínima na ordem dos 4 a 6 graus e uma descida das máximas de 7/8 ou 9 graus.
 
O mesmo instituto prevê céu pouco nublado ou limpo e com temperaturas ainda moderadas nesta segunda e terça-feira, mas a partir de quarta, os agasalhados vão ter mesmo de ser reforçados, bem como o aquecimento das habitações, já que o frio vai chegar em força até ao final da semana.
 
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta segunda e terça-feira prevê-se céu pouco nublado ou limpo temporariamente com alguma nebulosidade na zona fronteiriça da região norte durante a tarde e as temperaturas não vão sofrer alterações relativamente ao que têm estado nos últimos dias.
 
Na quarta-feira e previsivelmente até pelo menos ao dia 20 ou 21 [sexta-feira ou sábado] vamos ter frio mais a sério porque neste momento o que temos a afetar o continente é uma massa de ar polar que vem na circulação do anticiclone que está localizado a noroeste da Península Ibérica e gradualmente até quarta-feira esse anticiclone vai-se estender em direção ao interior da Europa, principalmente Europa de norte.
 
O IPMA adianta que, as mínimas serão de zero graus junto ao litoral. Nas regiões do interior serão inferiores a zero, variando entre -03 e -07 graus no interior norte e centro. 
 
As máximas não vão ultrapassar os 10 graus, com exceção do Algarve onde podem chegar aos 12/14 graus. No interior haverá sítios onde serão mesmo inferiores aos 5 graus.
 
A chuva continua sem dar sinais, pelo que, apenas se prevê geada no litoral e como a humidade é relativa é provável que haja geada negra [geada com características que leva à destruição da planta, avança fonte do IPMA.
 
Para as regiões do interior norte e centro as temperaturas mínimas serão de -03 e -07, no interior sul de -02/-03 a 0 graus, no litoral entre 02 e 0, com exceção do Algarve entre 02 e 04 graus.
 
No que diz respeito às máximas, serão inferiores a 5 graus no interior norte e centro, no litoral entre 08 e 09, com exceção do Algarve entre 12 e 14ºC.
 
Com o frio a chegar, redobram-se os cuidados com lareiras e recuperadores, onde devem ser assegurados os sistemas de ventilação. Os aquecedores também devem ser utilizados com cuidados redobrados de forma a evitar incêndios. A ingestão de bebidas quentes é um imperativo, sobretudo para os grupos de risco e quem está mais exposto ás baixas temperaturas.
 
Algarve Primeiro