Sociedade

Aljezur:Uma das maiores árvores do país plantada em Odeceixe

 
Esta espécie, é uma das duas árvores autóctones maiores do país.

 
No passado dia 23 de Abril pelas 15h30 a Câmara Municipal de Aljezur e a Junta de Freguesia de Odeceixe conjuntamente com as organizações não governamentais GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e Acção Ambiental para o Barlavento plantaram dois Carvalhos-de-Monchique no futuro Parque da Vila (projecto a iniciar este ano), em Odeceixe.
 
Esta acção surge no âmbito do Projecto TerraSeixe – Gestão Ambiental Partilhada no Sudoeste de Portugal e coincidiu também com a elevação de Odeceixe a Vila. 
 
Estiveram presentes o Presidente de Câmara José Amarelinho, o Vice-Presidente José Gonçalves, a Vereadora Fátima Neto e o Vereador António Carvalho, por parte da Câmara Municipal de Aljezur, o Presidente da Junta de Freguesia de Odeceixe Carlos Vieira, a Presidente do GEOTA, Marlene Marques, e o Presidente da Acção Ambiental para o Barlavento, António Lambe.
 
O projecto nasceu de preocupações com o estado de conservação da biodiversidade na Bacia Hidrográfica da Ribeira de Seixe, mais especificamente, com a vulnerabilidade da espécie Carvalho-de-Monchique, espécie endémica desta região. 
 
Segundo a edilidade a plantação inédita desta árvore em espaços verdes tem como objectivo salientar a importância de a proteger nesta região do país.
 
Algarve Primeiro