Sociedade

ANPC prevê calor e perigo de incêndios florestais no Algarve para este fim-de-semana

 
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera realizado hoje, o Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, diz que prevê-se, para as próximas 48 horas, um risco muito elevado a máximo de incêndio nas regiões do interior Norte e Centro e na região Sul, em particular no Algarve.

 
Segundo informou esta tarde o CDOS de Faro, Comando Distrital de Operações de Socorro, em nota enviada à imprensa, está prevista um ligeira subida da temperatura máxima na região Sul (30ºC – 35ºC) até sábado, 24 de junho.
 
A humidade relativa do ar apresenta valores inferiores a 30% nas regiões do interior do Continente e de 20% no interior do Alentejo e no Algarve, com recuperação para valores mais elevados durante a noite, exceto no sotavento algarvio.
 
Pevê-se, no entanto, alguma instabilidade com probabilidade muito baixa de aguaceiros fracos e dispersos, trovoadas e rajadas convectivas.
 
Em função desta previsão a Autoridade Nacional de Proteção Civil diz ser expectável, que se mantenha o tempo quente e vento moderado a forte com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.
 
Deste modo a ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido a realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem; fumigação ou a desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
 
Considerando as temperaturas previstas, a ANPC recomenda ainda especial atenção aos cuidados na área da saúde, nomeadamente aos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crónicos, adaptando os comportamentos à situação em causa, designadamente, aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem adição de açúcar, mesmo sem sinais de sede; evitar bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar; fazer refeições leves e mais frequentes. Refeições pesadas e muito condimentadas são de evitar; evitar a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas. 
 
Sempre que haja exposição ao sol, ou se ande ao ar livre, usar um protetor solar com um índice de proteção elevado (igual ou superior a 30). Renovar a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas) e sempre que estiver molhado ou transpirado, usar roupa leve e fresca e evitar esforços físicos.
 
Refira-se que só esta tarde foram registados três focos de incêndio no Algarve, no Patacão - Concelho de Faro, Norinha - Concelho de Lagoa e Bela Mandil no Concelho de Olhão.