Desporto

Anselmo Ralph dá o pontapé de saída da III edição da «Copa do Guadiana»

 
Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 19 e 27 de junho, a III edição de «A Copa do Guadiana». Ao longo de uma semana, a cidade irá reunir 4000 desportistas (atletas e corpo técnico), tornando-se, uma vez mais, na capital do futebol infantil.

 
A festa de abertura está marcada para o dia 22 de junho, a partir das 20h00, no Estádio Municipal de Vila Real Santo António, onde todas as equipas terão a oportunidade de participar no desfile inaugural e de assistir a um espetáculo repleto de luz e som, seguido de um concerto de Anselmo Ralph.
 
Em campo, e ao longo de uma semana, vão estar 224 equipas, repartidas por nove escalões (futebol 11 - 2000, 2001 e 2002; futebol 7 - 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006; e futebol 5 - 2007/2008), que irão disputar mais de meio milhar de jogos nos 20 relvados do Complexo Desportivo de VRSA, Lusitano e Beira-mar.
 
Além do Benfica, Porto e Sporting, outros grandes nomes do futebol como o Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, SC Braga, Académica de Coimbra, Atlético de Madrid, Sevilha e Bétis de Sevilha vão marcar presença na «Copa do Guadiana». É também esperada a presença de vários atletas da 1ª liga para sessões de autógrafos e convívio com atletas e adeptos.
 
Para Conceição Cabrita, vice-presidente da autarquia de VRSA, «a realização de mais um grande torneio coloca o município na linha da frente do desporto e consolida a capacidade do Complexo Desportivo para organizar, ano após ano, competições que são uma referência nacional e internacional e mobilizam clubes vindos de todos os pontos do país e do estrangeiro».
 
«Esta é, sem dúvida, uma oportunidade de convívio para milhares de jovens que encontram em VRSA a oportunidade de se projetarem junto dos maiores nomes e clubes de futebol. Por outro lado, este é um ponto de encontro para as famílias que, durante uma semana, fazem a festa do futebol e contribuem para as boas taxas de ocupação hoteleira de VRSA e Monte Gordo», afirmou Conceição Cabrita.
 
À semelhança de outras grandes competições organizadas no Complexo Desportivo de VRSA, «A Copa do Guadiana» irá contar com a colaboração de dezenas de voluntários que guiarão atletas e equipas no recinto do torneio.
 
Para que nada falhe, estará disponível uma linha de autocarros, durante 12 horas diárias, para transportar todas as equipas entre as unidades hoteleiras - onde as equipas e corpo técnico se encontram instalados - e o local dos jogos.
 
A III edição da «Copa do Guadiana» tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da VRSA SGU e afirma-se como uma prova desportiva de referência no país.