Política

Anúncio de demissão de seis ortopedistas do Hospital de Faro preocupa PS Algarve

 
Em comunicado, os socialistas consideram que a "degradação" da qualidade da medicina na região, apesar do esforço dos médicos e enfermeiros, ultrapassou todas as linhas vermelhas e que é urgente parar a estratégia "irresponsável e de destruição" dos serviços regionais de saúde levada a cabo pelo presidente do CHA.

 
Para o PS Algarve, a gota de água foi o anúncio da demissão de mais seis médicos, dos quais três internos, do serviço de ortopedia do Hospital de Faro o que, a confirmar-se, "colocaria em causa a própria ortopedia no Algarve, a partir de janeiro".
 
"Nós temos conhecimento que em Novembro, por ordem do conselho de administração, todos os doentes com necessidade de cirurgia ortopédica urgente ou emergente foram transferidos para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, por incapacidade do serviço no Algarve. A confirmar-se em janeiro a demissão de mais seis médicos significaria o encerramento total do serviço de ortopedia no Algarve", acusa Antonio Eusébio para quem não resta outra opção ao ministro da saúde do que responsabilizar a administração do CHA por esta "situação dramática" e exigir-lhe o desenvolvimento das diligências necessárias para reverter o processo.
 
O presidente da federação do PS Algarve e os deputados eleitos pela região reuniram ontem com a direção distrital da Ordem dos Médicos e decidiram avançar com um conjunto de iniciativas políticas de defesa do Serviço Nacional de Saúde no Algarve.
 
Os eleitos socialistas vão pedir a audiência urgente dos responsáveis do CHA e os representantes dos médicos, enfermeiros e autarcas no parlamento e propor uma tomada de posição em todas as 16 assembleias municipais da região.
 
"É urgente parar a destruição dos cuidados de saúde públicos no Algarve e inverter a situação de degradação que se assiste no Hospital de Portimão e de Faro, nomeadamente na ginecologia/obstetrícia, cirurgia (que já perdeu a idoneidade formativa e na ortopedia que corre o risco de pura e simplesmente desaparecer)", conclui o presidente da federação do PS Algarve.