Sociedade

Apresentação do livro de Idalina Rodrigues em Loulé

 
Terá lugar no próximo dia 6 de Setembro a apresentação do livro: “Cosmopolitismo algarvio e a sua inserção na instituição escolar” da autoria de Idalina Rodrigues.

 
O evento terá lugar na Alcaidaria do Castelo de Loulé pelas 16h00 e, contará com a presença de Vítor Aleixo, presidente da autarquia louletana.
 
Idalina Maria Rocheta Rodrigues, é natural de Pereiras, Quarteira e, residente em Portimão.
 
Foi professora do 1º ciclo do ensino básico e nasceu a 19 de Dezembro de 1942.
 
Aposentada desde 16 de Julho de 2003, Idalina Rodrigues tem dedicado o seu tempo e saber à investigação, sendo que, nesta última obra, reúne um conjunto de conhecimentos, baseados em estudos e dados oficiais que, em seu entender, visam melhorar a compreensão do ensino no contexto algarvio e, acrescentar o trabalho dos docentes que se confrontam com novas exigências no tempo actual.
 
A inserção dos estrangeiros na nossa escola e as suas exigências, dão o mote para um livro de três capítulos que aprofunda o cosmopolitismo algarvio e a sua compreensão no contexto escolar.
 
Idalina Rodrigues é também autora do livro: Legado do Conde de Ferreira no Algarve e, por detrás desta publicação, há um percurso de trabalho, de investigação, de conhecimento e de entrega ao ensino.
 
Como formação base possui o curso do Magistério Primário concluído em 1964 na Escola do Magistério Primário de Faro. 
 
Possui uma Licenciatura em Administração Escolar passada pelo Instituto Superior de Ciências Educativas em Odivelas, cuja conclusão ocorreu em 1993. 
 
Como formação complementar, Idalina Rodrigues participou em seminários, congressos, acções de formação, encontros, colóquios e reuniões que lhe permitiram acrescentar o saber e a troca de experiências. 
 
Também estudou em Inglaterra e, no ano lectivo de 1992/93, concluiu o trabalho de investigação e intervenção institucional, aprovado pelo conselho científico-pedagógico do Instituto Superior de Ciências Educativas intitulado: “ Cosmopolitismo Algarvio e sua Inserção na Instituição Escolar”. 
 
Idalina Rodrigues é igualmente formadora e, na área do ensino, entre outras, desempenhou funções como: Professora requisitada em funções inspectivas na Delegação Regional do Alentejo da Inspecção-Geral da Educação, entre os anos lectivos de 1994/95 e 1999/2000. 
 
Com um percurso notável ao serviço do ensino e das suas exigências nas mais variadas áreas onde também se inclui a auditoria, Idalina Rodrigues está aposentada dessas funções desde 2003 e, desde essa altura que tem direccionado o seu percurso para outras áreas que igualmente considera relevantes e onde pode dar o seu contributo com o muito conhecimento adquirido. 
 
Como voluntária, lecciona a disciplina de “ História da Educação “, em Universidades séniores designadamente Associação Sénior Autodidata de Portimão, Centro de Estudos de Lagos e Instituto de Cultura de Portimão. 
 
Paralelamente, dedica-se à investigação no âmbito da História da Educação. 
 
Idalina Rodrigues já desempenhou funções de Presidente do Clube Lions de Portimão e de Presidente da Região F. 
 
Tratando-se de um breve resumo da vida desta autora, ainda assim não se pode deixar de salientar a publicação do livro: “ Momentos da Jubilação”, datado de Abril de 2011.