Sociedade

Arqueologia do concelho de Vila do Bispo foi dada a conhecer no Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus foi comemorado em Vila do Bispo, no passado dia 18 de maio, com a realização de uma palestra, intitulada “Patachos, Naufrágios e Cientistas: a Investigação Arqueológica do Património Cultural Submerso no Concelho de Vila do Bispo”.

 
A palestra decorreu no Centro de Interpretação e a apresentação esteve a cargo do investigador Tiago Fraga. 
 
Ao longo de cerca de uma hora, o orador deu a conhecer aos 32 assistentes os resultados das sondagens ocorridas durante o ano passado, no âmbito do “Projeto Patacho Pedro Dias” (apoiado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo) durante as quais foram relocalizadas algumas peças de artilharia e uma âncora. 
 
Além deste espólio, foram dados a conhecer ao público, importantes passos da investigação arqueológica, como os registos dos fundos, a prospeção em meio submarino e o respetivo enquadramento histórico. 
 
Tratou-se de mais uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal.
 
Recorde-se que esta ação surge na sequência do protocolo celebrado entre o município de Vila do Bispo e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a 16 de abril de 2013. O projeto é da responsabilidade dos investigadores George Schwarz (Texas A&M University, Estados Unidos) e Tiago Miguel Fraga (CHAM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Universidade dos Açores).