Sociedade

ARS Algarve disponibiliza 32 Postos de Enfermagem de Praia e Consulta do Turista

 
À semelhança dos anos anteriores, os Postos de Saúde de Praia, com o horário de atendimento entre as 10h30 e as 19h30, vão funcionar até ao dia 18 de setembro.

 
A partir da próxima segunda-feira, dia 4 de julho, a ARS Algarve, através de um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, vai disponibilizar 32 Postos de Saúde de Praia distribuídos ao longo da costa algarvia, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada. 
 
Á semelhança dos anos anteriores, os Postos de Saúde de Praia, com o horário de atendimento entre as 10h30 e as 19h30, vão funcionar até ao dia 18 de setembro.
 
São realizados uma média cerca de dez mil atendimentos, durante os meses de Verão, nestes postos de praia, na sua grande maioria resolvidos e devidamente tratados no local pelo enfermeiro, evitando deslocações desnecessárias e funcionando, muitas vezes, como ponto de esclarecimento e triagem para o correto encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado, diminuindo as «falsas urgências».
 
No mesmo âmbito, a ARS Algarve, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da região, vai disponibilizar consultas do turista destinadas aos cidadãos que visitam o Algarve nas diversas unidades de saúde, nomeadamente, com o alargamento de horário de atendimento e reforço das consultas de atendimento complementar nos concelhos do litoral onde se regista habitualmente o maior afluência de turistas. 
 
As consultas do turista vão iniciar-se a 4 de julho nas unidades funcionais de saúde dos três do ACES Barlavento: Sagres; Alvor; Carvoeiro e Armação de Pêra. 
 
ACES Central: Albufeira; Quarteira; Almancil e Olhão e ACES Sotavento: Tavira, Altura e Vila Real de Santo António.