Sociedade

ARS Algarve triplica número de consultas de apoio intensivo na cessação tabágica em 2015

 
«Liberte-se do tabaco. Mexa-se!», é o desafio lançado pela equipa de Coordenação Regional do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da ARS Algarve para comemorar este ano o Dia Mundial Sem Tabaco que se assinala esta terça-feira.

 
Para isso, a equipa associa-se ao Grupo das Corridas à 6ª feira faz o convite para participar na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, pelas 20h30, na corrida/caminhada que se realiza em Vila Real de Santo António. 
 
A participação é gratuita e tem como objetivo promover estilos de vida saudáveis e livres do fumo do tabaco.
 
A Administração Regional de Saúde do Algarve lembra que tem ao longo dos últimos anos posto em prática um conjunto de estratégias a nível regional, de promoção da saúde, prevenção e controlo, entre outras, das doenças respiratórias, cerebrocardiovasculares e oncológicas, nomeadamente através do trabalho desenvolvido pela equipa de Coordenação Regional do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo para diminuir a incidência e a prevalência do tabagismo na população.
 
Nas várias unidades de cuidados de saúde primários dos três Agrupamentos de Centros de Saúde da sua área de influência (ACES Barlavento, ACES Central e ACES Sotavento), na Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências de Olhão e na unidade hospitalar de Faro do Centro Hospitalar do Algarve, o número de consultas de apoio intensivo na cessação tabágica tem vindo a crescer desde 2012. Só em 2015 foram realizadas 1320 consultas de apoio na cessação tabágica, 964 nos centros de saúde, 61 na DICAD-Olhão e 295 na unidade hospitalar de Faro (aumento de 376% relativamente a 2012).
 
Atualmente existem 10 equipas distribuídas pelos 3 ACES, uma equipa na DICAD-Olhão e duas equipas na unidade hospitalar de Faro do Centro Hospitalar do Algarve. 
 
Segundo a ARS-Algarve, este aumento do número de consultas deve-se, por um lado, à aposta na formação em Intervenção Intensiva na Cessação Tabágica de profissionais de saúde dos ACES e da DICAD, que permitiu criar mais equipas de apoio intensivo na cessação tabágica, e por outro à maior consciencialização da população dos problemas de saúde que o ato de fumar pode causar. 
 
Estas equipas de apoio intensivo na cessação tabágica em atividade nos Centros de Saúde são sempre compostas por 1 médico e 1 enfermeiro, sempre que possível também por psicólogo, sendo que em caso de necessidade contam com o apoio de outros profissionais, como por exemplo nutricionista/dietista e higienista oral.
 
O trabalho desenvolvido pelas equipas de Saúde Escolar e pelas unidades de saúde pública dos ACES tem permitido a implementação e apoio a projetos locais de promoção da saúde e prevenção do tabagismo junto da comunidade escolar e de ações de sensibilização para o cumprimento da Lei do Tabaco nos estabelecimentos de restauração e bebidas, localizados perto das escolas. Só no ano passado foram abrangidos 78 estabelecimentos da região.
 
As patologias ligadas à função respiratória são umas das principais causas de morbilidade crónica, de perda de qualidade de vida e de mortalidade, e, simultaneamente, são responsáveis por uma elevada frequência de consultas médicas, de idas às urgências e por um elevado internamento hospitalar. 
 
+A corrida/caminhada a 3 de junho para comemorar este ano o Dia Mundial Sem Tabaco tem o ponto de encontro no parque de estacionamento da pista de atletismo de Vila Real de Santo António.