siga-nos | seja fã
PUB
 

Artur Vieira de Jesus

Artur Vieira de Jesus
Imprimir Partilhar por email
21-08-2013 - 16:48
Chegou a altura de enaltecer Artur Vieira de Jesus, um historiador que, não sendo natural do Algarve, possui um gosto singular em divulgar a região da sua mãe e avós maternos.
 
Descendente de gentes genuínas do Concelho de Vila do Bispo, Artur Vieira de Jesus é designado por “um jovem entusiasta da História e grande amante da terra de sua mãe e avós maternos.” 
 
É natural de Lisboa, da Freguesia de São Jorge de Arroios e, nasceu a 12 de Julho de 1975. 
 
Licenciou-se em História pela Universidade Autónoma de Lisboa e é funcionário da Câmara Muncipal de Vila do Bispo. 
 
Nessa autarquia tem desempenhado a função de Técnico Municipal na área de História e tem divulgado parte dos saberes locais através de publicações notáveis e que testemunham o seu conhecimento. 
 
Artur Vieira de Jesus reside em Vila do Bispo onde tem dedicado grande parte do seu tempo à investigação e à actualização histórica desta terra. 
 
Ao longo do seu percurso colaborou com o Centro de Arqueologia de Almada - Lisboa, no Projecto Cultural "Almada Velha" durante o verão do ano 2000. Também escreveu o livro: “VILA DO BISPO - uma viagem pela sua HISTÓRIA” e, mais recentemente publicou a obra: “Vila do Bispo, lugar de encontros (I)” lançado em Janeiro de 2013. 
 
Esta publicação foi editada pela autarquia de Vila do Bispo e apresenta a análise de diversas personalidades históricas ligadas a acontecimentos ocorridos nesta zona do Algarve até 1834, ano da implantação do regime liberal em Portugal. 
 
A reflexão proposta gira em torno dessas pessoas, das suas acções e emoções e da sua relação com este espaço administrativo, sagrado e estratégico, em diversos contextos, numa viagem que tem o seu início no século XVI. 
 
Ainda no âmbito da escrita, Artur Vieira de Jesus tem colaborado com vários sites e blogues e acima de tudo vários jornais, como: Jornal do Concelho de Palmela; Primeira Página; Notícias de Lagos, entre outros. 
 
Pelo seu empenho e conhecimento científico, tem permitido divulgar uma realidade, por muitos desconhecida dessa zona do Algarve, motivo pelo qual merece o nosso enaltecimento. 
 
Certos de que esta breve referência ao seu percurso é apenas um resumo do seu talento e do muito que tem para dar à região, é caso para pedir continuidade e louvar o trabalho realizado. 
 
(Actualização:14.03.13)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Joana Schenker



-

Sousa Cintra



-

Adelino Soares



-

Gilberto Viegas



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
CCDR Algarve promove dois eventos para "descobrir" o seu talento

CCDR Algarve promove dois eventos para "descobrir" o seu talento

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio