Sociedade

Associação Almargem assinala Dia Internacional dos Anfíbios com caminhada temática

Um pouco por todo o mundo, os Anfíbios encontram-se em crise e as suas populações têm vindo a desaparecer, de acordo com a Almargem, mais de 32% das espécies de Anfíbios estão consideradas em perigo de extinção, um número significativamente maior do que em qualquer outro grupo de animais (p. ex. nas Aves 12% e nos Mamíferos 23%), quase 50% das espécies conhecidas de Anfíbios encontram-se em declínio e cerca de 165 espécies de Anfíbios podem, na verdade, encontrar-se já extintas.

 
Pode dizer-se que os Anfíbios são o grupo de animais globalmente mais ameaçado em todo o mundo.
 
Aproveitando a comemoração, a 26 de Abril, de mais um Dia Internacional dos Anfíbios, a Associação Almargem vai começar a distribuir por todas as autarquias do Algarve um pequeno inquérito acerca da situação das populações de Anfíbios no respectivo território, juntamente com algumas sugestões e desafios dirigidos à protecção e conservação de rãs, sapos, tritões e salamandras.
 
Entretanto, no dia 25 de Abril, a Associação Almargem realiza também uma das suas habituais caminhadas que, neste caso, irá apresentar como tema central a Nave do Barão (Salir), um dos locais mais importantes para a reprodução dos Anfíbios no Barrocal Algarvio.
 
Para quem estiver interessado, aqui ficam os pontos de encontro:
 
 9h00 - Nave do Barão - Café da Adega da Nave (início da caminhada - 8 kms);
10h00 - Lagoa da Nave (observação de anfíbios)
13h00 - Almoço no Restaurante Adega da Nave (comemorativo dos 40 anos da Revolução de Abril).