Sociedade

Até onde foi a onda do Tsunami de 1755 no Algarve?

 
O Centro de Ciência Viva de Lagos convidou o Professor Pedro Costa, da Universidade de Lisboa para vir falar e apresentar de que forma e até onde este tsunami terá afetado todo o Algarve.

 
O Centro terá assim mais um "6ª Com Ciência", dia 3 de Novembro às 20h30, com entrada gratuita, cujo tema será o impacto do Tsunami de 1755 no Algarve.
 
Até onde avançou a onda, qual o efeito destruidor deste tsunami e como conseguem os cientistas saber os efeitos de um fenómeno ocorrido há séculos, são temas que Pedro Costa irá procurar responder.
 
O Centro Ciência Viva de Lagos traz à cidade este investigador para duas palestras em contextos diferentes. 
 
A primeira, decorre na 5ª feira dia 2 de Novembro e terá como participantes a Tertúlia de Lagos, num restaurante da cidade. 
 
​Pedro Costa é Professor Auxiliar Convidado e Investigador Pós-Doutorado no Instituto Dom Luiz e Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
 
A investigação que tem desenvolvido foca-se no estudo de processos costeiros utilizando ferramentas sedimentológicas e geomorfológicas, conjugada com modelação numérica e física, com o propósito de compreender as alterações morfológicas e sedimentares provocadas por catástrofes naturais.
 
Segundo indica o Centro de Ciência Viva de Lagos, esta investigação tem possibilitado "uma melhor caracterização de eventos tsunamigénicos no estabelecimento de run-up, extensão de inundação, proveniência ou fases de inundação".