Sociedade

Ator Ruy de Carvalho em albufeira para falar sobre violência doméstica "sénior"

 
Na próxima quinta-feira, dia 23 de abril, a partir das 11h00, realiza-se no Auditório Municipal de Albufeira a sessão de relançamento regional da campanha contra a Violência Doméstica “Nunca é Tarde”.

 
A sessão conta com a presença de Teresa Morais secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, e do embaixador da Campanha, o ator Ruy de Carvalho. 
 
A campanha é vocacionada contra a violência doméstica exercida sobre as pessoas idosas, sobretudo as mulheres idosas, visando a sensibilização da população para esta problemática. 
 
São diversas as sessões que estão a decorrer por todo o país e que pretendem abordar uma temática que continua na ordem do dia. 
 
Em 2013, segundo o relatório anual de Segurança Interna, das participações pelo crime de violência doméstica, 8% referiram-se a vítimas com mais de 65 anos. Estima-se que muitas pessoas vítimas deste crime não falam, não contactam, nem apresentam queixa junto das Forças de Segurança. 
 
Refira-se que a campanha integra o V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género que se enquadra nos compromissos assumidos por Portugal nas várias instâncias internacionais, designadamente no âmbito da Organização das Nações Unidas, do Conselho da Europa, da União Europeia e da CPLP.