Sociedade

Autarquia aprova proposta de compra do Café Calcinha

Foi aprovada em reunião camarária a proposta para a autarquia adquirir o imóvel onde se encontra instalado o Café Calcinha, na cidade de Loulé.

 
Após avaliação e contraproposta do proprietário, a Câmara Municipal pretende adquirir este emblemático espaço da cidade por um valor que ronda os 182 mil euros. Para que esta compra se concretize através de escritura pública, é necessário que a proposta seja aprovada na próxima Assembleia Municipal, agendada para 30 de abril.
 
Refira-se que este Café foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal em 2012 e é, a par de outros monumentos e locais de Loulé, um elemento de identidade da cidade do próprio concelho de Loulé. Para os responsáveis da autarquia, pretende-se com esta aquisição promover a defesa do património e da identidade louletana.
 
Localizado no centro de Loulé, o Café Calcinha foi durante o último século, e até aos dias de hoje, um marco sociocultural da população local e de todos os visitantes, sendo o único espaço de tertúlia na história da cidade, que lhe configurou o privilégio de ser o estabelecimento mais emblemático e referenciado na história local.
 
Ao longo das décadas e no decurso da sua já longa história (implantado em 27 de agosto de 1927), muitos foram os nomes importantes da vila que o frequentaram e mais as histórias que por lá se contaram, de geração em geração.
 
Dele fizeram parte figuras de prestígio da vida pública louletana e nacional, destacando-se Frutuoso da Silva, Bernardo Lopes, Bexiga Peres, Pedro de Freitas, Reais Pinto, José Inês ou Joaquim Magalhães, para além da notoriedade de António Aleixo, que se destacou pelas suas réplicas mordazes e subtis em quadras soltas.