Economia

Autarquia de Albufeira requalifica estradas do concelho e substitui passadeiras

 
Nos últimos quatro anos, a Câmara Municipal de Albufeira informou hoje que repavimentou arruamentos por todo o concelho, numa extensão de 100 quilómetros, que totalizou 12.660.000,00 euros.

 
“O investimento em acessibilidades viárias tem vindo a crescer ao longo deste mandato, com um investimento de cerca de 53% em 2016, o que equivale a cerca de 5 milhões de euros, perspetivando-se para este ano um valor de investimento idêntico ou superior”, garante José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira com o pelouro da Rede Viária.
 
Além das empreitadas de pavimentação, a autarquia assinala em nota de imprensa que efetuou vários trabalhos de manutenção de vias, que incluíram a construção e reparação de passeios e calçadas, a execução de pinturas de pavimento e a colocação de sinalização vertical.
 
Foram ainda substituídas 45 passadeiras pintadas, por calçada grada branca ou pavê, com o objetivo de melhorar a visibilidade e aumentar o seu tempo de vida útil, e construídas 12 passadeiras sobrelevadas em alguns pontos críticos do concelho como medida de redução de velocidade.
 
“O Município de Albufeira tem levado a cabo um conjunto de intervenções para melhorar as acessibilidades e a segurança nas várias freguesias. De 2014 até ao presente já investimos cerca de 13,5 milhões de euros em obras na rede viária, que incluem repavimentações, construção e reparação de passeios e calçadas, passadeiras, pinturas de estrada e aquisição de sinalética vertical”, explica José Carlos Rolo.
 
O autarca assegura que o objetivo é “proporcionar à população mais conforto, mais segurança e melhor espaço público”.
 
Refira-se que a Câmara Municipal encontra-se também a investir na substituição da iluminação pública convencional por tecnologia LED. No total já foram substituídas 325 luminárias, o que “implicou um investimento municipal superior a 90 mil euros e representa uma poupança anual a rondar os 32 mil euros, prevendo-se o retorno do investimento em menos de 3 anos”, explicou José Carlos Rolo, também com o pelouro da Iluminação Pública.