Sociedade

Autarquia de Loulé implementa projeto de apoio Psicológico Escolar a alunos, Docentes e Funcionários

 
Está em fase de implementação pela Câmara Municipal de Loulé o PAPE - Projeto de Apoio Psicológico Escolar que prevê a criação de um serviço de intervenção psicológica e psicopedagógica dirigida especificamente ao sistema educativo do concelho – alunos, professores e funcionários.

 
Segundo a autarquia, este serviço tem duas vertentes, por um lado, destina-se aos alunos, constituindo-se como reforço e tentando complementar a rede de psicólogos colocados pelo Ministério da Educação e pelas escolas e "que é insuficiente face às necessidades"; e, numa outra componente, é dirigida especificamente ao apoio e acompanhamento dos docentes, "por constituírem uma classe profissional de alto desgaste, bem como aos funcionários das escolas".
 
O projeto conta com a criação de uma equipa de técnicos, em particular psicólogos dos quadros da Autarquia que, em articulação com as escolas e os serviços já existentes, fará uma intervenção ao nível da psicologia clínica, psicopedagógica, educacional e outras que se verifiquem necessárias, dirigida aos alunos. A intervenção será efetuada na sede de cada um dos agrupamentos escolares.
 
Já em relação aos professores e funcionários, pretende-se criar mecanismos de apoio, proteção e orientação aos quais recorram quando necessário.
 
Neste caso, será criado um ou mais gabinetes de atendimento psicológico, fora do espaço da escola, disponibnilizando apoio gratuito aos professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino que necessitem e queiram, esclarece nota da autarquia.
 
Para os responsáveis municipais, com este projeto pretende-se "contribuir para o bem-estar físico e emocional de alunos, professores e funcionários, proporcionando condições facilitadoras de aprendizagem e de docência, ou seja, que o espaço escolar se torne mais incluso para crianças, jovens e docentes, com consequências positivas para todos".